Tremembé, uma cidade do interior do estado de São Paulo, localizada no Vale do Paraíba. Uma estância turística. Uma cidade marcada pelo seu santo padroeiro, Senhor Bom Jesus, e pelo plantio do arroz.
Bora lá?
Tremembé, seu nome possui origem tupi, que significa água boa para saúde. A cidade foi batizada com esse nome, por causa da quantidade de água em sua área. Ele também pode significar ‘terreno alagado’, fazendo referência as inúmeras enchentes que o município sofreu por muito tempo.
Mas como tudo começou??
Durante a época do Brasil Colonial, os portugueses desbravavam as terras do interior do país, como é possível ver nos outros posts aqui do blog, sobre o surgimento de São José dos Campos, Guaratinguetá, e muitos outros.
Dentre essas várias expedições, Brás Cubas chefiou uma que partiu de Piratininga em direção ao Vale, no sentido de alcançar o Rio Paraíba. Junto com ele, estava Jacques Felix, fundador de Taubaté, que conseguiu reunir em suas terras (Sítio Tremembé) diversos povoados.
Ali, viveram importantes pessoas para a história, como o Capitão Mor Manuel Costa Cabral, que ordenou que fosse construída uma Capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, em 1660, dando origem a Tremembé.
Em 1663, a Capela recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus, que logo teve sua fama de Santo Milagroso espalhada por toda a região. Por esse motivo, muitos romeiros acabaram se estabelecendo ao redor da Capela, gerando uma necessidade de diversas ampliações. Até que em 1672, se formou o pequeno povoado de Tremembé.
Já em 1866, o povoado foi elevado a categoria de freguesia. Em 1891, se tornou Distrito de Paz. Até que em 1896, Tremembé foi desmembrada de Taubaté, se transformando em munícipio.
Em 1907, chegaram em Tremembé os monges trapistas, que ensinaram os moradores a arte do plantio de arroz na água. Hoje, Tremembé é uma cidade tranquila, uma estância turística, um destino ideal.
DICA
Se você curtir atividade ao ar livre e turismo de aventura, te recomendo fazer o Circuito do Cicloturismo Tremembé. Se quiser saber o trajeto, entre aqui.
PONTOS TURÍSTICOS
Passeando por Tremembé, você pode conhecer a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, a antiga Estação de Trem que hoje é ponto de encontro dos moradores e onde acontece as festas da cidade, curtir uma tarde no Horto Municipal, ficar em paz no Convento Carmelo Santa Face e Pio XII, e sentir adrenalina na pista de arrancada Race Valley.
Então se você quiser conhecer um pouquinho de Tremembé, te convido a assistir ao meu vídeo sobre bela cidade!!
Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Tremembé!!
Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!
Comments