top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Cidade Sorriso

Atualizado: 27 de mai. de 2023

Curitiba, a maior cidade do sul do país, capital do Paraná com uma experiência gastronômica de dar água na boca! Bora conhecer a história da Cidade Sorriso?



Sua história se inicia com o desbravamento da porção sul de São Paulo pelos bandeirantes em busca de ouro. Então uma vila foi fundada em 1693, com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.


Em 1721, o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi alterado para Vila de Curitiba através da presença do Ouvidor Rafael Pires Pardinho na região, marcando essa época pelas preocupações ambientais.



Até o século XVIII, Curitiba era habitada por índios, mamelucos (palavra árabe para escravo branco), portugueses e espanhóis.


Já no século seguinte, a cidade sofreu grandes transformações, como a emancipação política do Paraná (o Paraná se separou do Estado de São Paulo em 1854 e Curitiba se tornou a sua capital) e pelo incentivo do governo brasileiro à colonização por imigrantes do mundo todo.


Memorial Ucraniano, Parque Tingui. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Nessa época, chegaram em Curitiba alemães, poloneses, italianos e ucranianos, e no século XX foi a vez dos japoneses, sírios e libaneses migrarem para a cidade.


Esses milhares de imigrantes enriqueceram a cultura curitibana, trazendo novos costumes e crenças, e junto com os índios, mamelucos, portugueses e espanhóis “formaram” a cultura do povo curitibano.


Hoje, Curitiba é uma das principais cidades do país, planejada e uma das referências em termos de qualidade de vida. Preserva a sua história e sua cultura.


Parque Tanguá. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

PONTOS TURÍSTICOS

Desbravando Curitiba, você encontra atrações para todos os gostos. Desde mais de 30 parques e bosques, até museus!


Jardim Botânico. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Quando for conhecer a Capital do Paraná, não deixe de conhecer o Parque Tingui e o Parque Tanguá, além é claro da Ópera de Arame e dos Jardim Botânico, cartões postais da cidade. Mergulhe na história no Museu do Holocausto (não esqueça de agendar a sua visita). Já um turismo mais religioso, visite a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.


Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa cidade, te convido a assistir aos meus vídeos da Cidade Sorriso!!





Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Curitiba!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page