top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

A Ilha da Magia

Florianópolis é considerada uma das cidades criativas pela Unesco e um destino para o ano todo. Bora conhecer a história da Ilha da Magia?



A história de Florianópolis se inicia muito antes da chegada dos europeus, com a presença dos sambaquis a aproximadamente 4.500 anos atrás! Eles eram pescadores e coletores, e se alimentavam basicamente de peixes, moluscos, crustáceos, vegetais e pequenas raças.



Por volta do século XIV, vieram os Carijós. Divididos em tribos e aldeias, ocuparam a maior parte da área litorânea. Eles eram excelentes ceramistas e já conheciam a agricultura.


Receberam os brancos com grande cordialidade e curiosidade. Porém mais tarde se tornaram prisioneiros dos portugueses e foram vendidos como escravos. E com a chegada dos europeus, vieram as doenças, tais como gripe, sarampo, varíola e tuberculose, gerando o extermínio das tribos indígenas do litoral catarinense.


Os primeiros colonizadores que chegaram na Ilha foram náufragos e desertores de algumas expedições marítimas. Mas a fundação da cidade só aconteceu em 1675 com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho, que impulsionou o surgimento do povoado, criando a Vila de Nossa Senhora do Desterro, recebendo esse título em 1726.



Porém Dias Velho foi morto por um pirata, e a Ilha ficou abandonada por alguns anos. 20 anos mais tarde, chegaram os colonizadores açorianos.


Já em 1891, Floriano Peixoto assumiu a presidência da República brasileira, gerando a Segunda Revolta da Armada e a Revolta Federalista. Após esses acontecimentos, a Ilha de Santa Catarina recebeu o nome de Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto, ou seja, a “cidade de Floriano”.



Hoje, Florianópolis é a capital de Santa Catarina, tem sua economia baseada na tecnologia da informação, no turismo e no serviço, possui mais de 100 praias e é o centro de atividades de navegação.


PONTOS TURÍSTICOS

Florianópolis não é apenas um destino de praia, mas possui muitas atrações que remetem a sua história, como a Catedral Metropolitana, o Museu de Florianópolis, o Palácio Cruz e Souza e a Vila de Santo Antônio de Lisboa.


Catedral Metropolitana. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Além é claro, de Jurerê Internacional, a praia e as dunas da Joaquina, a Lagoa da Conceição, o Projeto Tamar na Barra da Lagoa e as famosas rendeiras!


Rendeiras na Fortaleza de São José. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa cidade, te convido a assistir aos meus vídeos da Ilha da Magia.





Quer saber mais como foi a minha viagem por Florianópolis… fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page