top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Terra de Monteiro Lobato, Taubaté!

O nosso próximo destino, bem pertinho da minha cidade natal, é Taubaté, considerada uma cidade universitária do Vale do Paraíba!


Bora lá!!



Sua história se inicia muito antes de Taubaté se tornar uma cidade. Antes de sua fundação, havia na região uma aldeia de índios guaianás, conhecida como Tabaybaté, que em tupi significa “aldeia alta”.


Depois de um tempo, em 1640, Jacques Félix coloniza e forma o primeiro núcleo de povoamento do Vale do Paraíba, com famílias vindas de São Paulo de Piratininga.


Já em 1645, esta região se torna vila, com o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté, sendo assim, o primeiro povoado em todo o Vale do Paraíba a alcançar esta posição. Ela se tornou um “centro irradiador de bandeirismo”, sendo o ponto de partida de bandeirantes para a fundação de diversas cidades, como Ouro Preto.


Com o fim do bandeirismo, a partir de 1715, a economia da vila passa a ser baseada no cultivo de cana-de-açúcar. E a partir de 1825, ela foi substituída pela cultura do café.


Em fevereiro de 1842, pelo seu tamanho e sua importância para a região, a vila recebe o título de cidade, passando a se chamar apenas Taubaté (seu nome tem influência dos seus primeiros habitantes, os índios guaianás).


A nova cidade ganhou a reputação de o maior núcleo populacional do interior da província, e alcançou a maior produção cafeeira do Vale do Paraíba.


O seu enriquecimento progressivo e a sua prosperidade econômica, fez com que a cidade ganhasse uma estrada de ferro, bondes urbanos, seu primeiro jornal, iluminação a gás, e muito mais ao longo dos anos.


No ano de 1891, Taubaté recebe uma de suas primeiras indústrias, a Companhia Taubaté Industrial, de Félix Giusard.


Companhia Taubaté Industrial. Foto via Wikipédia

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, fatores como mão de obra barata disponível e a fácil comunicação com as cidades Rio de Janeiro e São Paulo, levaram Taubaté a se industrializar.


Hoje, Taubaté é conhecida como a Cidade Universitária do Vale do Paraíba, Terra de Monteiro Lobato e é o segundo maior polo comercial da região.



DICA

A minha dica para esse destino, é compre os doces caseiros nas barraquinhas do Mercadão de Taubaté. Eles são deliciosos, e hoje em dia, muito difícil de se encontrar!



PONTOS TURÍSTICOS

Taubaté é um destino considerado turístico, mas há vários pontos turísticos muito interessantes na cidade, como a Igreja Santa Teresinha, a Catedral de Taubaté, a casa de Monteiro Lobato e a Casa do Figureiro (não deixe de comprar uma galinha d’Angola para chamar de sua!!). Infelizmente não consegui visitar o Museu Amácio Mazzaropi porque já estava fechado, mas se você teve esse prazer, me conta o que achou!!


Então se você quiser conhecer um pouquinho desses lugares incríveis e muito mais, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Taubaté!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Taubaté!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page