top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Histórica Guaratinguetá

Atualizado: 14 de out. de 2022

Nosso próximo destino é a histórica Guaratinguetá! Uma cidade do interior paulista muito conhecida pelo seu circuito turístico religioso e por ser a terra do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão!


Bora lá!!



Desde o início de sua história, uma grande quantidade de garças brancas marcava a paisagem ao longo do Rio Paraíba do Sul. Os índios que ali viviam denominaram a região de Guaratinguetá, que em Tupi significa muitas garças brancas.


Alguns anos depois, os primeiros habitantes se fixaram em torno da antiga capela em devoção de Santo Antônio, hoje a catedral da cidade, graças a doação de Jacques Felix e seus filhos. E no ano de 1651, foi elevada à categoria de vila pelo capitão Domingos Luiz Leme.


Guaratinguetá, se destaca como uma das principais vilas da Capitania no Vale do Paraíba, no século XVIII, por sua privilegiada localização que reservava a então vila, além dos períodos do ouro e do açúcar, importantes marcos na história.


Em 1717, o Conde de Assumar visitou a pequena vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, e uma pescaria para produzir um farto jantar para o visitante resultou na descoberta de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição (hoje padroeira do Brasil), encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba, dando origem à cidade de Aparecida (mas essa história é para outro post)!


Continuando os fatos marcantes, em 1739 nasce aquele que se tornaria o primeiro santo brasileiro, Antônio Galvão de França, mais conhecido como Frei Galvão. Com 83 anos, Frei Galvão morre. Sua beatificação ocorre em 25 de outubro de 1998, recebendo os títulos de “Patrono da Construção Civil do Brasil” e “Homem da Paz e da Caridade”.


Voltando na história... a pequena vila recebe diversos visitantes ilustres, entre eles o Príncipe do Brasil, Dom Pedro II, que viajava rumo a Independência do Brasil em 1822.


Em 1844, Guaratinguetá é elevada à categoria de cidade. E já em 1848, nasce Francisco de Paulo Rodrigues Alves, futuro Conselheiro e Presidente da República (eleito duas vezes).


Pioneira na industrialização do Vale do Paraíba Paulista, hoje Guaratinguetá mantém seu valor econômico, um importante circuito turístico religioso e com uma rica história!


Foto: Bora Viajar pelo Mundo

DICA

Se você quiser conhecer o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves e a parte interna da Estação Ferroviária, vá durante a semana!


Estação Ferroviária. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

PONTOS TURÍSTICOS

Guaratinguetá, é um importante circuito turístico religioso, podendo conhecer o Santuário e a Casa de Frei Galvão, e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Mas também há outros pontos turísticos de interesse, como a Estação Ferroviária, o Parque Ecológico Municipal Anthero dos Santos e diversos casarões preservados.


Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa histórica cidade, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Guaratinguetá!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Guaratinguetá!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page