top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Bem-vindo a São José dos Campos

Atualizado: 18 de ago. de 2022

Já que o Bora Viajar pelo Mundo iniciou uma nova fase, nada melhor do que dar uma mudadinha aqui também, não é mesmo?!


A partir de agora, irei escrever sobre os destinos que aparecem lá no canal do Bora no Youtube!


E o primeiro não podia ser diferente! Minha cidade natal... São José dos Campos! Bora lá?!



A sua história começa lá no final do século 16, quando foi formada a Aldeia do Rio Comprido, uma fazenda jesuíta que usava a atividade pecuarista para evitar invasões dos bandeirantes. Porém, em 10 de setembro de 1611, uma lei fez com que os jesuítas fossem expulsos e os aldeões espalhados.


Eles só voltaram anos mais tarde, se estabelecendo onde hoje é a Igreja Matriz de São José, no centro da cidade. Esse local onde deu início a São José dos Campos tinha um clima agradável e uma posição estratégica em caso de invasores.


Igreja Matriz. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Porém, em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil e todas as posses da ordem foram confiscadas por Portugal. Nessa época, Luis Antonio de Souza Botelho Mourão, mais conhecido como Morgado de Mateus, assumiu o governo de São Paulo. E uma de suas realizações foi elevar diversas aldeias à categoria de vila, e uma delas foi São José!


Então em 27 de julho de 1767, a aldeia foi transformada em vila passando a se chamar São José do Paraíba. Dessa forma, foram erguidos o pelourinho e a Câmara Municipal (antiga), símbolos da nova condição.



São José dos Campos ganhou destaque nacional na chamada fase sanatorial, quando inúmeros doentes procuravam o clima da cidade em busca de cura para tuberculose. E em 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país!


E outro momento muito importante para a minha querida cidade foi o processo de industrialização que tomou impulso com a instalação, em 1950, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a inauguração da Via Dutra, em 1951.


Hoje, São José dos Campos recebeu o título de Cidade Inteligente, sendo a única do Brasil e uma das 79 cidades no mundo com esse título.


Bom mesmo é viver em São Jose dos Campos, uma cidade que te acolhe!



DICA

Se você estiver se programando para visitar São José dos Campos, segue uma dica de onde se hospedar!


Hotel Faro está localizado no bairro Jd. Oswaldo Cruz, ao lado do Center Vale Shopping. Ele oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e armazenamento de bagagem, também tem sala de convenções, bar, restaurante, business center, espaço kids, sauna e academia de ginástica. E há 5 categorias de apartamentos, sendo suíte standart, suíte superior, suíte luxo, suíte clássica e suíte executiva.



PONTOS TURÍSTICOS

São José dos Campos conta com uma infinidade de pontos turísticos, como o Mercadão, a Igreja Matriz, o Banhado (cartão postal da cidade), o Parque da Cidade, diversos shoppings, o Farma Conde Arena, o Memorial Aeroespacial Brasileiro.


Então se você quiser conhecer um pouquinho desses lugares incríveis e muito mais, te convido a assistir os meus vídeos!!








Espero que você tenha gostado da nossa viagem por São José dos Campos!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


lagecj
lagecj
30 jul 2022

Linda história!

Me gusta
bottom of page