A viagem dessa semana é para São Luiz do Paraitinga, um importante destino turístico da região do Vale do Paraíba!! Uma cidade marcada pela tradição caipira, pela Folia do Divino, pelo Carnaval de Marchinhas e por todo o seu patrimônio histórico!
Bora lá!?
Tudo começou quando bandeirantes saíram de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá a caminho de descobrir novas terras! Então em maio de 1769, o Governador de São Paulo, Morgado Mateus, aprovou a criação de 30 novos povoados, e entre eles, São Luiz.
Seu nome é devido ao seu padroeiro, São Luiz, Bispo de Tolosa. E a palavra Paraitinga foi incorporada ao nome mais tarde, ela é de origem Tupi-Guarani e significa “rio de águas clara”.
O povoado se tornou vila em 1773. Enquanto as demais localidades do Vale do Paraíba tinham como prioridade o cultivo do café, São Luiz era conhecido como “celeiro” e se dedicava ao cultivo de milho, feijão e mandioca. Quando o café entrou em declínio, a vila perdeu a sua posição de “celeiro” e a atividade de cultivar cereais foi substituída pela pecuária.
Em 1857 São Luiz se tornou cidade, recebeu o título de Imperial Cidade em 1873 concedido por Dom Pedro II do Brasil, e em 2002 foi declarada como estância turística.
Então no dia 1º de janeiro de 2010, a população de São Luiz do Paraitinga acordou assustada. A água de seu rio, Paraitinga, estava subindo assustadoramente. Em pouco tempo, grande parte de seu patrimônio histórico ficou em ruínas ou comprometidas. Mas por sorte, nenhum luizense morreu.
São Luiz renasceu das cinzas como uma fênix. E hoje, todo a sua cidade está reconstruída, como se nada tivesse acontecido. Mas não tem uma pessoa que não se orgulhe da sua cidade e de sua história, mantendo sempre um sorriso no rosto!
DICA
A dica para essa renascida cidade é converse com os locais, se encante com a maneira que eles contam a sua história. Em alguns pontos turísticos da cidade há uma pessoa para te contar a história do local, então aproveite!!
PONTOS TURÍSTICOS
Passear por São Luiz do Paraitinga é realmente explorar um museu a céu aberto, é se encantar com cada ponto turístico e valorizar a sua história.
Cada cantinho da cidade há uma incrível história, como na Capela das Mercês, durante a enchente de 2010, a santa foi destruída em 94 pedaços e hoje ela está inteira e restaurada, é incrível de se ver.
Então se você quiser conhecer um pouquinho desse museu a céu aberto, te convido a assistir ao meu vídeo sobre São Luiz do Paraitinga!!
Espero que você tenha gostado da nossa viagem por São Luiz do Paraitinga!!
Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!
コメント