Um Berço da República, uma Cidade dos Exageros e marcada pelas fazendas de café, está é Itu, nosso post de hoje!
Bora lá!!
Sua história começa em 1610, quando o bandeirante Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz, construíram uma capela em devoção a Nossa Senhora da Candelária, e um povoado se formou em torno dela.
Em 1653 foi elevada a Freguesia de Santana do Parnaíba, e em 1657 já era vila. Até 1750, a Vila de Itu era bem pequena, com apenas uma rua e a maioria de suas casas pertencia aos fazendeiros de café.
Alguns anos depois, em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a Vila cresceu. A região ganhou vida pelos artesões (sapateiros, ferreiros, carpinteiros, tecelões e costureiras).
Já em 1822, recebe o título de Imperial Cidade por Dom Pedro I, e em 1842 é elevada à categoria de cidade.
O período entre 1836 e 1854 marca um grande crescimento para a região. A exportação do açúcar brasileiro para a Europa fez com que ela ganhasse o título de vila mais rica de toda a província.
Com a crise no mercado internacional do açúcar e o conflito entre políticos e fazendeiros ituanos contra o governo imperial, cresceu em Itu o movimento republicano que resultou, em 1873, na realização da primeira convenção republicana do país.
A produção cafeeira substitui a cana e foi base da economia local até 1935. Isso gerou a chegada de milhares de imigrantes italianos para trabalhar no lugar dos escravos nas fazendas.
Em 1950, as indústrias começaram a se instalar na cidade, gerando uma migração da zona rural para a urbana em busca de trabalho.
Hoje, Itu é uma Estância Turística, conta com diversos monumentos históricos e é conhecida como a Cidade dos Exageros.
DICA
Se você está planejando conhecer essa pequena gigante cidade, te indico o Hotel Colonial Plaza.
Localizado no Centro Histórico de Itu, o Hotel está próximo ao Plaza Shopping Itu. Ele é um hotel charmoso, com conforto, uma boa recepção e conta com um delicioso café da manhã.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre ele, acesse o site.
PONTOS TURÍSTICOS
Passeando por Itu, você pode se deparar com alguns objetos exagerados na Praça da Matriz, onde você pode encontrar o orelhão e o semáforo gigante e também comprar aquela lembrancinha gigante. Ainda apreciar o Parque Varvito, a Casa Imperial, a Fábrica São Luiz e suas diversas igrejas.
A cidade conta com dois museus, o Museu de Energia e o Museu Republicano. Infelizmente, o Museu Republicano estava fechado em obras, e o Museu da Energia já estava fechando quando eu cheguei para visitar. Por isso, não pude conhecê-los.
Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa pequena gigante cidade, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Itu!!
Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Itu!!
Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!
Comments