Caraguatatuba, uma cidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo, uma estância balneária e um importante polo industrial. Bora lá?!
A história de Caraguatatuba começa lá em 1660, com o primeiro povoado, as Sesmarias. Ela ocupou a bacia do Rio Juqueriquerê, e em 1609 foi doada pelo capitão-mor Gaspar Conqueiro aos antigos moradores de Santos, Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge, como prêmio por serviços prestados à Capitania de São Vicente.
Mas é a partir da segunda metade do século XVII que surge a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
Porém em 1693, um violento surto de varíola, conhecida na época como “Bexigas”, dizimou boa parte da população. Os sobreviventes fugiram para as vilas próximas, Ubatuba e São Sebastião. Após a tragédia, passou a ser chamado de a “Vila que desertou”.
O local ficou deserto, apenas a igrejinha de invocação de Santo Antônio permaneceu em pé. O local voltou a ser povoado depois, sendo elevado à condição de Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba em 1770.
Já em 1847, Caraguatatuba foi elevada à condição de “freguesia”, e em 1857 à categoria de vila com emancipação político-administrativa, deixando de pertencer ao Município de São Sebastião.
Porém, a sua população teve outros surtos, mas dessa vez de malária em 1884, e em 1918, a gripe espanhola.
O aumento da sua população veio com a chegada de famílias estrangeiras, que se instalaram na Fazenda dos Ingleses, que se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios, como o aumento da população, a formação de trabalhadores agrícolas e artesãos, o surgimento do comércio e o aumento da economia. Sendo reconhecida como estância balneária em 1947.
Além dos diversos surtos que a cidade enfrentou ao longo de sua formação, Caraguatatuba sofreu uma das maiores catástrofes do estado de São Paulo entre os dias 15 a 18 de março de 1967, quando chuvas ininterruptas causaram deslizamentos de terra e lama em quase todos os pontos da cidade, resultando em 436 mortes e destruição de um grande número de residências e edifícios.
Hoje, Caraguatatuba é o polo comercial mais importante do Litoral Norte.
DICA
Durante o verão é realizado o Caraguá Feliz em Te Ver, que conta com eventos culturais, turísticas, esportivas e religiosas, como o Caraguá Tá Show, Réveillon, Pôr do Som, Vem Pro Som e Arena Verão Esportiva.
PONTOS TURÍSTICOS
Passeando por Caraguatatuba, além das praias, você pode admirar as vistas no Morro de Santo Antônio e no Mirante do Camaroeiro, conhecer onde tudo começou na Igreja de Santo Antônio reformada, apreciar a cultura local no Museu de Arte e Cultura, ou o artesanato local na Ferinha do Centro da Cidade.
Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa cidade, te convido a assistir ao meu vídeo sobre a “Capital do Litoral Norte”!!
Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Caraguatatuba!!
Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!
Comentários