top of page
Bora Viajar pelo Mundo

A Princesa do Norte

Um município brasileiro do Vale do Paraíba, conhecida por a Princesa do Norte e a caminho de ser uma Cidade Inteligente. Esta é Pindamonhangaba.


Bora lá?



Pindamonhangaba, seu nome deriva do tupi, e significa “lugar onde se fazem anzóis”. Ela possui duas teorias que determinam sua história. A primeira é baseada na construção de uma capela, em 1672, por Antônio Bicudo Leme e Brás Esteves Leme, filhos do bandeirante Brás Esteves Leme, fundando assim o povoado de São José de Pindamonhangaba.


A segunda teoria já é baseada na ocupação portuguesa, com o Capitão João do Prado Martins, que construiu um sítio no local em 1643, formando assim um bairro dependente de Taubaté.



Diante das incertezas históricas sobre a data da fundação, então em 1973, o então prefeito João Bosco Nogueira promulga uma lei oficializando a data de 10 de julho de 1705, como a fundação de Pindamonhangaba (até que se prove outra data).


Durante o século XVII, a cidade vivia apenas da agricultura de subsistência. Porém, com a descoberta do ouro muitos moradores de Pinda partem para a Serra da Mantiqueira e para Minas Gerais.


Por volta de 1778, começa a escassez do ouro, fazendo com o que o Vale do Paraíba, incluindo Pindamonhangaba, ache na agricultura do café uma saída para a economia.


Além do café, a cidade, naquela época, se baseava também na cultura de cana-de-açúcar e a produção de açúcar e aguardente. Durante o período do café no Brasil, Pinda se destacou no cenário nacional, se tornou um grande centro cafeeiro, e a maior produtora de café da região, com a grande presença dos Barões do Café.


Palacete Palmeiras. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Pindamonhangaba é elevada a cidade em 1849, e ganha em 1860 o título de “Princesa do Norte”.


Em meados de 1870, acontece o início da decadência da cultura cafeeira de Pindamonhangaba. A partir desse momento, a cidade passa por um de seus graves períodos de estagnação econômica. Com a chegada de famílias de Minas Gerais, ela se apoia na produção do leite, na cultura do arroz e na produção hortigranjeiros.


E foi entre as décadas de 1970 e 1980, que Pindamonhangaba se transformou em um significativo polo industrial, se destacando hoje como o maior polo industrial de reciclagem de latas de alumínio da América Latina.


Foto: Bora Viajar pelo Mundo

DICA

Se você está planejando fazer uma viagem a Pindamonhangaba, não perca a oportunidade de conhecer o aplicativo Novo Turismo Pinda. Lá você tem indicações de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, como também descobrir um pouco mais da história através da realidade aumentada.



PONTOS TURÍSTICOS

Visitando Pindamonhangaba, você pode mergulhar na sua história através de seus pontos turísticos, como a Igreja Matriz, o Palacete 10 de Julho e o Palacete Palmeiras, o Parque da Cidade, Bosque da Princesa e muito mais.


Nova Gokula. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa Princesa do Norte, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Pindamonhangaba!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Pindamonhangaba!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cidade Sorriso

Comments


bottom of page