top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Vila Nova de Gaia

De frente para a cidade de Porto, separadas apenas pelas pontes, no outro lado do Rio Douro, está Vila Nova de Gaia. Durante muito tempo, essa cidade portuguesa era reconhecida pelas suas caves de vinho do Porto, mas hoje é muito além.


Segunda a Carolina e o Pedro “a Vila de Gaia é uma visita imperdível em Porto. Centro da indústria de vinho do Porto. A vila é repleta de adegas que oferecem passeios e degustação além da maravilhosa vista do Rio Douro.”.


Bora conferir um pouco da sua história e de seus pontos turísticos?!?!


Vila Nova de Gaia passou a ser considerada cidade em 1984. Ela sempre teve uma forte ligação com Porto, não só pelas caves de vinho, mas também pelas famílias burguesas e nobres de Porto, que possuíam na cidade, quintas e casas de férias.


Devido seu crescimento econômico e da melhoria das comunicações, Gaia passou a ser lar da população que trabalha em Porto e de outras cidades vizinhas situadas ao longo da margem sul do Rio Douro, como Espinho, Santa Maria da Feira, Arouca e São José da Madeira.

Foto de Carolina e Pedro

Teleférico da Gaia

Aberto desde 2011, o Teleférico de Gaia é uma maneira diferente de se apreciar a beleza das cidades. Ele é muito além do que só uma atração turística, e sim, um transporte útil e sustentável. Sua viagem dura 5 minutos, no qual percorre uma distância de 600 metros.


Para a Carolina e o Pedro, “o teleférico de Gaia é uma ótima forma de admirar a vista panorâmica das zonas ribeirinhas do Porto e de Vila Nova de Gaia. A viagem é curta, mas muito bonita, com vistas das duas margens do Rio Douro.”

Para saber mais, acesse o site.


Mercado Beira Rio

O Mercado Beira Rio é um local com bancas de carnes, frutas, legumes, pães e flores, como também possui restaurante, bar, cafeteria e muito mais. Além de um local para eventos, como concertos, apresentações de livros, exposições e workshops.


“Mercado Municipal da Beira Rio é um ótimo lugar para pequenas refeições, diversos quiosques que vendem lanches, frutos do mar, sobremesas, sorvetes, cervejas e claro vinhos do Porto.” (Carolina e Pedro).


Para mais informações, acesse o site.


Caves

Em Vila Nova de Gaia possui diversas caves de vinhos, no qual é proporcionada visitas guiadas, onde é possível conhecer sua história e fazer degustação de vinhos do Porto.


Uma das mais famosas é Calém, no qual produz vinhos desde 1859, e é ganhadora de vários prémios nacionais e internacionais. A sua visita dura 30 minutos, e elas estão disponíveis em português, espanhol, francês e inglês.


E outra famosa é a Cockburn’s Port, no qual é considerada “as mais bonitas caves de Vila Nova de Gaia”. Foi fundada em 1815 por Robert Cockburn, um soldado escocês, e desde 2010 é propriedade da família Symingtom.



Mosteiro e Igreja da Serra do Pilar

O Mosteiro da Serra do Pilar foi construído no século XVI. O Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar é considerado um dos mais importantes edifícios da arquitetura clássica europeia, devido seu valor arquitetônico e o caráter singular da sua Igreja e do seu claustro (consiste em quatro corredores com um jardim no meio).


Em um primeiro momento, o Mosteiro foi criado para abrigar os frades agostinhos do Mosteiro de Grijó. Porém, mais tarde, durante a Guerra Civil de 1832 – 1834, os militares se instalaram no local e nunca mais saíram.


Para visitar, é necessário permissão militar. A visita é guiada, no qual é possível conhecer a história do Mosteiro, da Igreja e apreciar as belas paisagens do miradouro.



Cais da Gaia

O Cais de Gaia é uma área turística, onde é possível encontrar diversos restaurantes e bares, e está localizado a margem do Rio Douro, de frente para o Centro Histórico de Porto.


Antigamente foi utilizado como porto fluvial, de onde eram exportadas diversas mercadorias. E em 2000 foi iniciada a construção do Cais de Gaia, obra do arquiteto Tasso de Sousa, visando a renovação e a valorização desta área.



Você é foi em Vila Nova de Gaia?? Me conta nos comentários!!!

Quer saber algumas dicas dessa incrível cidade ... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!

Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page