top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Museu do Holocausto de Curitiba

Você sabia que em Curitiba existe o primeiro Museu do Holocausto no Brasil??



Ele foi inaugurado em 2011, no Centro Israelita do Paraná, pelo empresário Miguel Krigsner (fundador e idealizador da rede O Boticário), filho e genro de sobreviventes.



O Museu do Holocausto de Curitiba tem como proposta unir a educação, memória e a pesquisa. Dando visibilidade a estas histórias trágicas, fazendo com que o público tire lições contemporâneas, voltadas à vida, e não à morte.


Ele tem como a missão gerar uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI.


Museu do Holocausto de Curitiba. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Resumindo... o Holocausto foi uma perseguição sistemática e o assassinato de mais de 6 milhões de pessoas pelo regime nazista alemão, seus aliados e colaboradores. Mas o Holocausto, como muitos acham, não aconteceu apenas na Alemanha, e sim em toda a Europa, em todos os lugares que Hitler chegava. Como também não aconteceu apenas com judeus (sendo a maioria), mas com povos eslavos, ciganos, deficientes físicos e mentais, comunistas e homossexuais.


Mais do que mostrar os abusos, a violência e a crueldade sofrida pelos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o museu te faz refletir sobre o ocorrido, através de imagens da época, vídeos, documentos e depoimentos dos sobreviventes.


Museu do Holocausto de Curitiba. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

“(...) Sem dúvida o Holocausto Judeu foi um divisor de águas para se pensar a dignidade e os direitos inerentes a todos os seres humanos. Grandes massacres e eventos sangrentos preenchem várias páginas da história da humanidade. Desde a antiguidade, povos poderosos controlam, reprimem e eliminam povos mais fracos, mas nunca antes se havia observado este formato tão controlado, sistemático, compulsivo e, por que não dizer, até industrial de se eliminar vidas. (...)” (texto: A que ponto chegamos no século XX, Museu do Holocausto).


A mensagem do Museu se resume em: “que a humanidade aprenda a conviver melhor e a respeitar as diferenças de cor, fé, etnia, sexualidade ou posições políticas!”.


A visita ao museu, me fez refletir sobre a vida, sobre os acontecimentos da atualidade.


Museu do Holocausto de Curitiba. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Aproveite para conferir o meu vídeo sobre o Museu do Holocausto, e outros pontos turísticos que homenageiam a imigração na cidade.



Obs: para visitar o Museu é necessário agendar a sua visita pelo site.


Quer saber mais como foi a minha viagem por Curitiba... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page