top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Uma Buenos Aires inclusiva

Buenos Aires. Um cidade que conserva a sua natureza. Uma cidade cultural.



Bora conferir algumas das atrações dos bairros Palermo e Retiro??

Palermo

Palermo é o maior e mais nobre bairro de Buenos Aires. Ele está dividido em sub-regiões, como Palermo Hollywood (devido aos estúdios de cinema, produtoras de televisão e rádios locais), Palermo Soho (onde se encontra diversos bares, restaurantes e cafeterias. Seu nome faz referência ao bairro de Nova Iorque) e Palermo Chico (região mais nobre e luxuosa).


A Plaza Serrano (ou Plaza Júlio Certázar) está localizada em Palermo Soho. Ela possui lojas de roupas de design, galerias de arte, uma diversidade de bares e restaurantes. Aos finais de semana, a praça recebe uma feira de artesanatos, músicos e artistas de rua.


Parque Tres de Febrero, também conhecido como “Os Bosques de Palermo”, é um dos espaços verdes mais importantes e conhecidos da cidade. O terreno que hoje está localizado o parque, foi comprado pelo presidente da Argentina, Domingo F. Sarmiento, porém ele foi deposto após a Batalha de Caseros em 3 de fevereiro de 1852, por isso o nome do parque. Os demais presidentes levaram adiante o projeto de transformar o terreno em um parque público, dessa forma o Parque Tres de Febrero foi inaugurado em 1875.


Ao longo dos anos, “Os Bosques de Palermo” foi sendo ampliado e ganhando mais atrativos, como El Rosedal (um jardim com uma coleção de mais de 18.000 rosas. Ele também conta com o Jardim dos Poetas que possui 26 bustos de diversos poetas e escritores famosos, como Dante Alighieri e William Shakespeare), Museo de Arte Latinoamericana de Buenos Aires (também conhecido como MALBA, é um museu dedicado a arte latino-americana do século XX até os dias atuais) e o Zoológico de Buenos Aires (é possível comprar comida para alimentar diversas espécies de animais, e alguns deles estão livres pelo espaço).


O Jardim Japonês, localizado no Parque Tres de Febrero, foi construído em 1967 para a visita do príncipe Akihito e da princesa Michiko. O jardim conta com um restaurante, uma casa de chá, um viveiro, uma loja, um espaço para leitura e outro para artesanato. Sua entrada é paga a parte. Para saber mais, acesse o site.


O Jardín Botánico Carlos Thays da Cidade Autônoma de Buenos Aires, ou apenas Jardim Botânico de Buenos Aires, foi inaugurado em 1898. Ele é lar de mais de 6.000 espécies vegetais do mundo, e também abriga um jardim de borboletas, um herbário, uma horta, um bosque, uma biblioteca botânica, uma biblioteca infantil, um casarão de estilo inglês (onde são realizados workshops e exposições) e mais de 30 esculturas de diferentes épocas e estilo. Sua entrada é gratuita. Se quiser saber mais, acesse o site.


Outro ponto de destaque do Parque Tres de Febrero é o Planetário Galileo Galilei, inaugurado em 1968. O planetário recebeu seu nome em homenagem a Galileo Galilei, astrônomo italiano. Sua arquitetura é inspirada em Saturno, por esse motivo, durante a noite o planetário é todo iluminado para se parecer com o planeta. Em 2001, ele passou por uma reestruturação para atender a pessoas cegas e surdas, o que na época foi um trabalho inovador para a América Latina. Hoje, o Planetário Galileo Galilei é o único da cidade e o mais importante do país. Ele possui uma sala de observação de estrelas, planetas e satélites, apresentações de filmes sobre o tema, um museu, uma sala de projeção e uma coleção de meteoritos do norte da Argentina. Para saber mais, acesse o site.


Retiro

Retiro é o menor bairro de Buenos Aires, também seu centro financeiro. Ele foi a porta de entrada de milhões de imigrantes entre o final do século XIX e o começo do século XX.


Entre seus pontos turisticos mais importantes, estão o Edifício Kavanagh (arranha-céu, inaugurado em 1909, foi o mais alto da América do Sul e o primeiro a contar com detalhes de luxo, como ar condicionado, e hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO), Plaza Hotel Buenos Aires (hotel construído em 1909, considerado o mais moderno para a sua época), a Torre Monumental (também conhecida como Torre dos Ingleses, foi construída em 1916, antigamente funcionava a Usina de Gás de Retiro, distribuidora de combustível para a iluminação pública) e a Igreja e Convento de Santa Catalina de Siena (inaugurada em 1745, foi o primeiro convento para mulheres na cidade. Hoje, são declarados Monumento Histórico Nacional).


Outro ponto é a Plaza General San Martín, uma praça inaugurada em 1862. Nela contém o Monumento de San Martín (inaugurada em 1862), o Monumento aos Caídos na Guerra das Malvinas (monumento para homenagear os 649 soldados que morreram na guerra com o Reino Unido pela posse das Ilhas Malvinas), Estátua La Duda (A Dúvida). A Plaza San Martín é muito utilizada para exposições, shows e espetáculos.


Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos maravilhosos de Buenos Aires... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page