top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Você conhece os Doze Césares?

Atualizado: 27 de mai. de 2023

Você conhece os Doze Césares? Eles foram homens que levaram o Império Romano ao apogeu! Bora conhecer quem são eles e o que eles fizeram?



Caio Júlio César, mais conhecido como Júlio César, foi um patrício, líder militar e político romano. Teve um papel importante na transformação da República Romana no Império Romano. Ele é considerado por muitos acadêmicos como um dos maiores comandantes militares da história. Iniciou uma série de reformas sociais e políticas, incluindo a criação do calendário juliano. E foi morto a facadas em frente ao Teatro de Pompeu.



Caio Júlio César Otaviano Augusto, ou também conhecido como Augustus, foi o primeiro imperador a ser proclamado “Augusto” pelo Senado Romano, ou seja, um deus. Ele dividiu a capital imperial em 14 províncias para facilitar a cobrança de impostos e cobriu as construções romanas de mármore para chamar mais atenção. Desenvolveu redes de estradas e criou serviços oficiais de policiais e bombeiros para Roma.


Tibério Júlio César Augusto, ou apenas Tibério. Durante o seu reinado, Jesus Cristo foi crucificado. Ele regularizou a economia com medidas severas, reduziu os gastos públicos e determinou o fim dos duelos de gladiadores. Ficou conhecido como um obscuro, recluído e sombrio governante. Depois da morte de seu filho, a qualidade do seu governo declinou e o seu reinado terminou em terror, se autoexilando de Roma.



Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como Calígula. Durante o seu reinado, ele organizou grandes espetáculos circenses. Se considerou uma divindade, e mandou colocar suas estátuas em vários templos, entre eles o de Jerusalém. Ele também levou para Roma o Obelisco, que hoje está localizado na Praça do Vaticano. Cometeu uma série de erros que acarretaram uma crise econômica e fome. Calígula foi um dos mais cruéis, polêmicos e extravagantes imperadores de Roma.



Tibério Cláudio César Augusto Germânico, conhecido como Cláudio. Apesar de sua falta de experiência política e ser considerado tolo, foi um brilhante estudante, governante e estrategista militar. Ele construiu canais, aquedutos, pavimentou estradas a fim de melhorar as comunicações. Sendo o último sobrevivente da dinastia Júlio-Claudiana, reduziu o poder do Senado, decretou leis humanas que protegiam as classes populares e entregou cargos políticos decisivos nas mãos de escravos libertos de sua confiança.


Nero Cláudio César Augusto Germânico, ou apenas Nero. Aclamado o novo imperador romano aos 17 anos. Durante o seu reinado, focou principalmente na diplomacia e no comércio, tentou aumentar a capital cultural do império, ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Sob o seu governo, Roma teria conhecido o clímax do desregramento moral e político. Também, deu início as grandes perseguições aos seguidores do cristianismo. Após o incêndio de Roma, o imperador Nero iniciou um grande projeto de reconstrução da cidade, como também o seu extravagante palácio, Domus Aurea (Casa Dourada). Nero se suicida para não ser preso pela Guarda Pretoriana, pondo fim a dinastia Júlio-Claudiana. Ele está sepultado onde hoje fica o parque Vila Borghese, em Roma.



Sérvio Sulpício Galba ficou conhecido como um severo comandante militar da escola tradicionalista, impopular sobretudo pelo uso da crueldade e humilhação. Galba, com apenas 8 meses de governo, foi assassinado no Fórum.


Marco Sálvio Óton, ou apenas Oto, ficou menos de 1 ano como imperador, e pouco fez no seu reinado. Teve de enfrentar a rebelião do exército de Vitélio, que derrotou as suas tropas na Primeira Batalha de Bedríaco. Por esse motivo, Oto cometeu suicídio.


Aulo Vitélio teve seu governo marcado por um grande descontrole baseado em festanças que levaram os cofres romanos à falência. Mais conhecido por sua crueldade, foi derrotado pelos exércitos de Vespasiano na Segunda Batalha de Bedriaco, sendo capturado, despido, cruelmente chicoteado e lançado ao rio Tibre.



Tito Flávio Vespasiano deu início a Dinastia Flaviana e permaneceu no poder por 10 anos. No seu governo restaurou a paz do império, promoveu a estabilidade política e revitalizou a economia imperial por meio de rigorosa reforma tributária. Teve um vasto programa de obras públicas, que incluíram a restauração do Capitólio e o início da construção do Coliseu.


Tito Flávio César Vespasiano Augusto antes de ser proclamado imperador, alcançou renome como comandante militar durante a primeira guerra judaico-romana, foi responsável por destruir Jerusalém, sendo construído o Arco do Tito em comemoração à vitória. O mais importante de seu reinado foi o programa de construção de edifícios públicos em Roma. Sua popularidade também foi devido a sua generosidade com as vítimas dos desastres que sofreu o império: a erupção do Vesúvio 79 d.C. e o incêndio de Roma em 80 d.C. Devido a essa popularidade, Tito foi considerado digno de honra pelo Senado e se tornou uma divindade do Estado romano.



Tito Flávio Domiciano, conhecido apenas como Domiciano, filho mais novo de Vespasiano. Após a morte de seu irmão, Tito, foi proclamado imperador pela guarda pretoriana, tendo reinado por 15 anos, sendo o mais longo desde Tibério. Ficou conhecido como um tirano cruel e paranoico, um autocrata despiedado, mas eficiente, cujos programas pacíficos, culturais e econômicos foram pioneiros do próspero século II. A sua morte marca o fim da Dinastia Flaviana, e o início da Dinastia Antonina.


E esses foram os Doze Césares que marcaram a história de Roma e a sua evolução.


Hoje meu avô que completaria 94 anos! Desde que me lembro, ele adorava recitar os Doze Césares para quem quisesse ouvir e para quem não quisesse! E é desta forma que presto a minha homenagem à ele!!


Jair Veneziani

Agora fala comigo:

César

Augusto

Tibério

Calígula

Cláudio

Nero

Galba

Oto

Vitélio

Vespasiano

Tito

Domiciano


Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre esses grandes homens!! Já fique ligado aqui que logo logo sai outro post!

1 comentário

1 commentaire


lagecj
lagecj
26 oct. 2022

Grande homenageam ele foi um grande homem , pai , avó e sogro!

J'aime
bottom of page