top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Próxima parada: Atenas

Capital e a maior cidade da Grécia. Cidade global e uma das mais antigas do mundo. Esta é Atenas.


Bora conhecer um pouco da sua história?



Atenas, homenagem a deusa grega Atenas, foi uma das principais cidade-estado na Grécia Antiga durante a Idade do Ouro (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.), ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente.


Após os seus dias de esplendor, a Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o fim do Império Romano. Após, as escolas de filosofia serem fechadas em 529 depois que o Império Bizantino se converteu ao cristianismo, a cidade perdeu o seu status e se tornou uma cidade provinciana.


Em 1458, a cidade caiu sob o poder do Império Otomano e a população começou a diminuir, piorando as condições quando o império entrou em declínio. Partes da cidade foram destruídas no século XVII, XVIII e XIX por diferentes facções que tentaram controlar a cidade.


Ficou inabitada na época em que se tornou a capital do recente estabelecido Reino da Grécia, em 1833. Durante as próximas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna.


Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelos nazistas, ficando mal nos últimos anos da guerra. Depois deste período, começou a crescer novamente.


A Grécia entrou para a União Europeia em 1981, trazendo novos investimentos para Atenas, mas ao mesmo tempo problemas de congestionamento e poluição do ar.


Seu solo não era muito fértil, no qual dificultava o acesso aos alimentos, como trigo. Porém, como está localizada entre colinas, o cultivo de oliveiras e uvas eram favoráveis para a produção de azeites e vinhos, no qual até hoje está presente na culinária grega, que apresenta características mediterrâneas.


Atenas pode ser considerada como um centro cultural propagador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. E importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates.


Hoje, Atenas é uma cidade global devido a sua localização geoestratégica e sua importância em finanças, comércio, mídia, entretenimento, artes, comércio internacional, cultural, educação e turismo.



E aí, o que achou sobre a história de Atenas? Você já foi lá?


Atenas foi indicado por Patricia Kameda que foi para lá em maio de 2019!! Você tem alguma indicação de um novo destino... deixe nos comentários!!!


Quer saber mais sobre os pontos turísticos desse destino turístico... fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page