top of page
Bora Viajar pelo Mundo

Uma cidade de muitas igrejas

Zadar é uma cidade repleta de riquezas, entre elas as mais diversas igrejas!



Bora conferir algumas igrejas da cidade croata?


A Catedral de Santa Anastasia é uma combinação de períodos arquitetônicos, sendo originalmente construída no século IX pelos bizantinos, posteriormente foi reconstruída em estilo romântico no século XII e XIII, e o seu topo é em estilo gótico. É classificada como a maior catedral de Dalmácia.


Catedral de Santa Anastasia. Foto via Wikipedia

Anexada a Catedral, está outro ícone da cidade, a Torre do Sino (Bell Tower), que possui 5 sinos e 180 degraus, e é possível ter uma vista incrível da cidade.


Torre do Sino. Foto via Pinterest

As ruínas do Fórum Romano, também conhecido como Roman Forum, está localizado em frente da Igreja de São Donato. Ele foi construído entre o século I a.C. e século III d.C, em homenagem ao Imperador Augusto.


Antigamente, era o centro da vida pública e o maior da costa oeste do país. Lá havia um templo dedicado aos deuses Júpiter, Juno e Minerva, um altar de sacrifício (que era utilizado para rituais), um mercado romano e um pelourinho. E hoje, as suas ruínas formam um museu a céu aberto.


Ruínas do Fórum Romano. Foto via Viator

A Igreja de São Donato (Church of Saint Donato) é um dos símbolos de Zadar, foi construída na Idade Média em estilo bizantino. Originalmente chamada de Igreja da Santíssima Trindade. Hoje, não é mais usada como igreja, e sim palco para concertos devido a sua acústica, como por exemplo o Noites musicais em São Donato (um festival internacional de música realizado desde 1961 na Igreja São Donato e em outros locais históricos da cidade). A visitação é aberta apenas algumas horas por dia.


Como a igreja foi construída sobre parte das ruínas do Fórum, ela incorpora elementos da estrutura original, como os dois pilares de sustentação, e o seu chão.


Igreja de São Donato. Foto via Inesquecível Casamento.

Já a Igreja de Santa Maria (St. Mary’s Church), um mosteiro beneditino, foi construída no século XI, e sofreu uma série de renovações e alterações ao longo dos anos, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. Ao lado da igreja, está o Museu de Arte da Igreja, que possui em sua coleção peças de ouro, pinturas e esculturas.


Igreja de Santa Maria. Foto via Voyajando

Outro local interessante da cidade é a chamada Ouro e Prata de Zadar (The Gold and Silver of Zadar), uma igreja do século XI. Ela possui muitas peças de ouro fino, e em seu museu estão inúmeras relíquias religiosas importantes, como remanescentes de santos e importantes bispos, além de roupas e tecidos antigos.


Ouro e Prata de Zadar. Foto via Zadar Tourist Board

Quer saber mais sobre a história de alguns museus de Zadar... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page