Zadar é uma cidade repleta de riquezas, entre elas as mais diversas igrejas!
Bora conferir algumas igrejas da cidade croata?
A Catedral de Santa Anastasia é uma combinação de períodos arquitetônicos, sendo originalmente construída no século IX pelos bizantinos, posteriormente foi reconstruída em estilo romântico no século XII e XIII, e o seu topo é em estilo gótico. É classificada como a maior catedral de Dalmácia.
Anexada a Catedral, está outro ícone da cidade, a Torre do Sino (Bell Tower), que possui 5 sinos e 180 degraus, e é possível ter uma vista incrível da cidade.
As ruínas do Fórum Romano, também conhecido como Roman Forum, está localizado em frente da Igreja de São Donato. Ele foi construído entre o século I a.C. e século III d.C, em homenagem ao Imperador Augusto.
Antigamente, era o centro da vida pública e o maior da costa oeste do país. Lá havia um templo dedicado aos deuses Júpiter, Juno e Minerva, um altar de sacrifício (que era utilizado para rituais), um mercado romano e um pelourinho. E hoje, as suas ruínas formam um museu a céu aberto.
A Igreja de São Donato (Church of Saint Donato) é um dos símbolos de Zadar, foi construída na Idade Média em estilo bizantino. Originalmente chamada de Igreja da Santíssima Trindade. Hoje, não é mais usada como igreja, e sim palco para concertos devido a sua acústica, como por exemplo o Noites musicais em São Donato (um festival internacional de música realizado desde 1961 na Igreja São Donato e em outros locais históricos da cidade). A visitação é aberta apenas algumas horas por dia.
Como a igreja foi construída sobre parte das ruínas do Fórum, ela incorpora elementos da estrutura original, como os dois pilares de sustentação, e o seu chão.
Já a Igreja de Santa Maria (St. Mary’s Church), um mosteiro beneditino, foi construída no século XI, e sofreu uma série de renovações e alterações ao longo dos anos, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. Ao lado da igreja, está o Museu de Arte da Igreja, que possui em sua coleção peças de ouro, pinturas e esculturas.
Outro local interessante da cidade é a chamada Ouro e Prata de Zadar (The Gold and Silver of Zadar), uma igreja do século XI. Ela possui muitas peças de ouro fino, e em seu museu estão inúmeras relíquias religiosas importantes, como remanescentes de santos e importantes bispos, além de roupas e tecidos antigos.
Quer saber mais sobre a história de alguns museus de Zadar... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Kommentare