Capital de Santorini, a maior e a mais movimentada cidade. Está é Fira, ou também conhecida como Thira!
Bora conferir alguns pontos turísticos desta cidade de Santorini?
Uma das primeiras coisas que chamam a sua atenção em Fira é a sua situação topológica, por estar situada no alto de uma cratera em forma de ferradura, no qual foi criada pela erupção vulcânica. E é de lá que saem ônibus para quase todos os pontos da ilha e que tem o Porto Antigo, no qual é parada para os grandes cruzeiros.
Lá você também encontra a famosa Rua do Ouro, que conta apenas com joalherias, e uma vida noturna agitada.
Um dos pontos turísticos de Fira é a Plateia Theotokopoulou, no qual é a praça principal da cidade. E nas proximidades, você pode encontrar restaurantes, galerias e lojas de souvenires, artesanatos e de roupas.
A cidade conta com diversas igrejas, entre elas a Catedral Metropolitana Ortodoxa, que está localizada na praça central e foi construída em 1827, sendo reconstruída após o terremoto de Amorgos em 1956. Ela é totalmente caiada (revestido de cal) e está aberta a visitação.
A Igreja Católica da Assunção do Bem - Aventurada Virgem Maria, é uma igreja católica grega, e é muito conhecida pelos seus três sinos. Ela foi construída em 1757, sendo ampliada várias vezes e muito danificada pelo terremoto.
A Catedral Católica de São João Batista é uma igreja católica romana, que foi construída em 1823 em estilo barroco, porém foi reconstruída após o terremoto.
Um dos principais atrativos de Fira é andar no Cable car, que é um teleférico construído entre 1980 e 1982, devido ao aumento dos turistas que chegavam de navios. Ele é um meio de transporte que economiza tempo e energia, pois cada trecho dura em média 3 minutos, e você pode ver vistas incríveis da ilha.
Se você não optar pelo teleférico, há outras opções para chegar na cidade, como montar em um burro, ou subir e descer à pé 587 degraus.
Um dos museus interessantes da cidade é o Archaeological Museum of Thera, que foi construído em 1960 para substituir o que foi destruído pelo terremoto. Ele conta em seu acervo com esculturas e inscrições do período arcaico ao romano, e vasos e estatuetas de barro do período geométrico ao helenístico. Uma parte de sua posse vem das escavações realizadas na montanha Mesa Vouno, onde um povoado do período helenístico foi descoberto, e uma outra parte vem do cemitério da Antiga Thera. O restante dos achados, você pode encontrar no Museu Nacional de Arqueologia de Atenas.
E o Museu Pré-histórico de Thera, no qual é um pequeno museu e um dos mais importantes da Grécia, que conta em seu acervo objetos das Eras Neolíticas e do Bronze, entre eles joias, cerâmicas e fósseis de plantas.
Firostefani é uma vila de Fira. Seu nome significa “coroa'' em grego, e é derivado de sua posição na parte mais alta da cidade. Lá você pode encontrar vários restaurantes e cafés, alguns hotéis mais impressionantes da ilha e também algumas lojas na rua principal da vila.
O principal ponto de Firostefani é a Igreja Católica de St. Stylianos (The Catholic Church of St. Stylianos), que está localizada no Calçadão da vila e é fechada para visitantes.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Santorini... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments