“Enquanto o sol se põe, um silêncio contemplador toma conta das pessoas e tudo que se pode ouvir é a música do Adriático, tocada pelo Órgão do Mar.” Alfred Hitchcock.
Bora conferir alguns pontos turísticos de Zadar?
A Saudação ao Sol (The Greeting to the sun) é um painel solar com centenas de placas de vidro dispostas em círculo de 22 metros de diâmetro, que absorvem a energia solar durante o dia, e a noite os LEDs se acendem e produzem várias cores e sequências diferentes de luzes.
Ele representa o sol, e ao redor os outros círculos menores representam os planetas.
O Órgão do Mar, também conhecido como Sea Organ, inaugurado em 2005, é um instrumento musical criado a partir de 35 tubos abaixo de degraus de mármore branco, que produzem sons que dependem da velocidade, do volume da água e do tempo entre as ondas, e dessa forma é impossível ouvir a mesma melodia.
O Sea Organ foi inspirado no hydraulis (órgão d’água), um instrumento criado pelos gregos antigos, que usava água para impelir o ar através de tubos afinados.
Tanto a Saudação ao Sol e o Órgão do Mar foram criadas pelo arquiteto Nikola Basic, com a intenção de recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial, e dessa forma, atrair turistas para a região.
As duas atrações acima estão localizadas em Riva, um calçadão a beira mar. Lá também você pode passear em algumas feirinhas, como há pessoas que oferecem passeio de barco ou submarino.
O calçadão é um ótimo local para se assistir ao pôr do sol de Zadar, que é considerado um dos mais bonitos do mundo.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Zadar... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments