top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Salto, a cachoeira que se forma no Rio Tietê

O destino escolhido dessa semana é Salto, um munícipio brasileiro do estado de São Paulo, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba.


Bora lá?



Apesar de só ter se desmembrado da cidade de Itu no século XIX, o marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira em 1698, onde hoje é a Igreja Matriz Nossa Senhora Monte Serrat.


O dono do sítio Cachoeira era o Capitão Antônio Vieira Tavares, ex-bandeirante, que adquiriu as terras na margem direita do Rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases.


A área de Salto de Itu, como era chamada, passou a ser mais importante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. Ela foi visitada duas vezes pelo Imperador Dom Pedro II, em 1846 e 1875.


A real urbanização da ‘freguesia’ começou apenas em 1856, que contava com sete estabelecimentos comerciais e uma única indústria (uma fábrica de velas). Já na década de 1870, a região se tornou um pequeno polo tecelão, com a instalação de várias indústrias têxteis, apelida na época de “Pequena Manchester Paulista”. A década também foi marcada pela implantação da antiga estrada de ferro (1873).


Em 1889, Salto é emancipada, se tornando um município. Apenas em 1907, recebe o título de cidade. Um momento emblemático para a industrialização de Salto, foi a instalação da Brasital em 1919.


Durante a década de 1940, soldados saltenses foram enviados para à Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, alguns ítalo-saltenses se filiaram ao Círculo Fascista de Itu que apoiavam, apenas verbalmente, Benito Mussolini.


Já na década de 1950, indústrias de grande porte se instalam na cidade. E hoje, a cidade é considerada uma estância turística.



DICA

O Parque da Rocha Moutonneé é um atrativo turístico criado para proteger uma formação rochosa de 500 milhões de anos que foi descoberta por um geólogo em 1946. O lugar é simplesmente o primeiro parque ecológico e geo-histórico da América tombada pelo Condephaat em 1992.


Então, se você estiver planejando uma viagem para Salto daqui a algum tempo, não perca a oportunidade de conhecer esse incrível parque.



Obs: no momento está fechado para obras.


PONTOS TURÍSTICOS

Visitando Salto, você pode encontrar atrativos históricos e naturais, como a Igreja Matriz, o Museu da Cidade de Salto, o Parque do Lago, o Parque das Lavras, o Complexo da Cachoeira ou o Parque Natural da Ilha da Usina. E não deixe de experimentar a famosa empada frita, um patrimônio cultural da cidade.


Monumento à Padroeira. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Então se você quiser conhecer um pouquinho dessa cidade ao lado do Rio Tietê, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Salto!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Salto!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page