top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Principal destino de inverno, Campos do Jordão!

O próximo destino do Bora Viajar pelo Mundo, que na verdade já até falei dele por aqui... é Campos do Jordão, a nossa Suíça Brasileira!!


Bora lá!?



Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, e faz parte da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.


Sua história se inicia quando Gaspar Vaz abre em 1703 o primeiro caminho de Pindamonhangaba ao Sapucaí, com o objetivo de transportar ouro das minas de Itajubá.


Em 1825, as terras são vendidas ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. O povo da região chamava as terras de “Os Campos”, e depois da compra passou a se chamar “Os Campos do Jordão”!


Então em 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu uma parte da terra, fundando assim o povoado de São Matheus do Imbiri, a atual Vila Jaguaribe. O povoado se desenvolveu, se tornando distrito do município de São Bento do Sapucaí.


Devido ao clima, a região passou a ser referência no tratamento de tuberculose, sendo criado diversos sanatórios. Atraiu médicos e pacientes de todo o país, e alguns deles fixaram residência e trabalho no local.


Campos do Jordão. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Em 1934, a região se emancipa, com a criação do munícipio, com o nome de Campos do Jordão, em homenagem ao Brigadeiro Jordão. A partir da década de 1950, o avanço da medicina fez com que a tuberculose deixasse de ser uma doença tão perigosa. E com isso, a cidade passou a desenvolver o turismo.


Hoje, Campos do Jordão tem como principal atividade econômica o turismo e é um dos principais destinos de inverno no Brasil!




DICA

Campos do Jordão é um destino para o ano todo, tudo depende da sua intenção, seja para fugir dos altos preços e do movimento ou para aproveitar a estação de inverno.


E entre junho e julho, acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior e o mais importante festival de música clássica da América Latina.


PONTOS TURÍSTICOS

Campos do Jordão é visto como um destino turístico caro, mas é possível fazer uma viagem acessível, procurando as atrações gratuitas (sim!! Tem atração gratuita em Campos!), levando lanche ou até mesmo fazer uma viagem bate e volta (claro! Se você morar aqui pela região!)!


Mosteiro de São João. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

A cidade conta com atrações para todos os gostos!! Caso você queira descobrir sobre a história dos pontos turísticos da cidade, aproveite e leia outros posts sobre Campos aqui no blog! Ou então, se você quiser conhecer um pouquinho da cidade comigo, te convido a assistir ao meu vídeo sobre a nossa Suíça Brasileira!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Campos do Jordão!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page