Uma história baseada em guerras e revoltas. Uma importante cidade do mundo ocidental, a capital da maior potência política europeia, o centro cultural da Europa e a capital da arte e do lazer. Está é Paris, a Cidade Luz!
Bora conhecer um pouquinho de como tudo começo?
Sua história se inicia com a tribo celta dos Parísios, no qual se estabeleceram em uma ilha do Sena, devido sua localização estratégica. Este povoado, formado por pescadores e marinheiros, foi ocupado pelos romanos em 52 a.C., passando a se chamar de Lutécia, se expandindo pela margem esquerda do Rio. E ficou conhecida como Paris, apenas no século IV.
O Rei dos Francos, Clóvis, tornou Paris a capital do reino da França, e assim a cidade ganhou importância, por diversos motivos, sendo o seu principal o comércio da prata e por fazer parte da rota dos peregrinos e comerciantes.
Entre as diversas revoltas, conflitos e guerras que marcaram a história de Paris, está a Guerra dos Cem Anos durante o século XIV, a peste negra que dizimou sua população, o “Massacre da noite de São Bartolomeu” causado pelos reis franceses católicos contra os protestantes, e o primeiro e o segundo “Dia das Barricadas”.
O segundo “Dia das Barricadas”, marca o início da “Fronda”, no qual foi formada por diversas guerras civis que ocorreram entre 1648 e 1662. Como consequência, a pobreza se espalhou por toda a cidade, e criou a corrente de pensamento Iluminista, baseada nos princípios de razão, igualdade e liberdade. E dessa forma, gerou um desejo na sociedade de igualdade socioeconômica, levando o povo francês à Revolução e à queda da monarquia de direito divino.
Em 1791, foi aprovada a primeira Constituição da história da França, que limitou o poder do rei. E em 1792, o novo parlamento aboliu a monarquia e proclamou a República.
Por causa da nova Constituição, diversas revoltas ocorreram em Paris, mas todas contidas pelo exército. Porém, em 1799, uma rebelião não foi vencida, a do General Napoleão Bonaparte, no qual instituiu o Consulado. Durante todo o império napoleônico, a Cidade Luz passou por uma grande expansão. E este império, em 1815, foi finalizado depois da derrota da Batalha de Waterloo e do Segundo Tratado de Paris.
Paris sobreviveu aos diversos bombardeios durante a Primeira Guerra Mundial, porém na Segunda Guerra, a cidade foi ocupada pelos nazistas, que ficaram no controle até 1944. Outro conflito que marcou a história de Paris, foi “Maio de 68”, uma série de protestos, conhecida como a maior revolta estudantil da história da França. E em 2015, a Cidade Luz sofreu dois grandes ataques terroristas, um no começo e outro do final do ano.
Hoje, Paris é um dos principais centros financeiros, de diplomacia, do comércio, da moda, da ciências, da gastronomia e das artes da Europa.
E aí, o que achou sobre a história de Paris? Você já foi lá?
Quer saber mais sobre a história de cada ponto turístico dessa Cidade Luz... fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments