Nova Orleans, Nova Orleães, New Orleans ou La Nuevelle-Orléans é muito conhecida pelo seu legado multicultural (influência cultural francesa, espanhola e afro-americanas), pela sua música e por sua culinária, e além de manifestar menos preconceito racial em relação a outras cidades americanas. Bora conferir um pouco da história dessa cidade multirracial?!
Nova Orleans está localizada no Estado de Luisiana, sendo a área mais baixa do estado, devido a isso, ela é cercada por diques.
Fundada em 1718 por colonos franceses, sob o nome de Nouvelle Orléans, no qual homenageava o regente e chefe de estado da França, Filipe II, Duque d’Orleães. Se tornando, em 1722, a capital da Província Colonial Francesa de Luisiana, parte da Nova França.
Porém, de acordo com os termos do Tratado de Paris, toda a região de Luisiana a oeste do Rio Mississipi, dentre eles Nova Orleans, passou a ser controlada pelos espanhóis em 1763. Estes cederam aos Estados Unidos o direito de usar os portos da cidade, em 1795.
Em 1800, a Espanha e a França fizeram um acordo secreto, no qual Luisiana voltava ao controle dos franceses. Já 1803, os americanos compram Luisiana e tomam posse oficialmente da cidade em dezembro daquele ano. Depois de 2 anos, Nova Orleans recebe o título de cidade.
Já em 1861, Luisiana se separou dos Estados Unidos e se juntou aos Estados Unidos Confederados da América. Ainda no mesmo ano, a Guerra Civil Americana teve início, sendo em 1862, Nova Orleans volta ao domínio dos Estados Unidos. A cidade não teve grandes destruições, porém sua economia entrou em grande recessão que duraria cerca de uma década.
Sob o lema (não oficial) “Laissez les bons temps rouler” (tradução literal: Deixe os bons tempos rolarem), teve seu crescimento populacional interrompido diversas vezes, devido as epidemias de febre amarela, sendo a maior delas em 1853, e foi atingida em 2005 pelo Furacão Katrina (o furacão que causou mais prejuízo na história dos Estados Unidos).
Com diversos apelidos que descrevem suas características, The Crescent City (no qual descreve seu formato ao longo do Rio), The Big Easy (referência feita pelos músicos) e The City that Care Forgot (associada ao fácil relacionamento entre os habitantes da cidade), NOLA é um grande centro industrial, de distribuição e de turismo, sendo considerada o centro portuário mais movimentado dos Estados Unidos.
Visitando Nova Orleans...
Louis Armstrong Park
City Park
Audobon Park
French Quarter
Garden District
Faubourg Marigny
Mardi Gras World
National World War II
The Southern Food and Beverage Museum
Bayou Sauvage National Wildlife Refuge
Caso queira saber mais sobre a história de cada ponto turístico... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments