top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Próxima parada: Budapeste

Budapeste, formada da fusão de três cidade à beira do rio Danúbio, classificada como cidade global alpha pela Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), e a sexta maior cidade da União Europeia. Bora conferir um pouco da história dessa região metropolitana, também chamada de Grande Budapeste?!


Budapeste é a capital, cidade mais populosa, e principal centro financeiro, corporativo, mercantil e cultural da Hungria. Sua história se inicia muito antes da fusão das cidades Ôbuda, Buda (margem direita do Danúbio) e Peste (margem esquerda do Danúbio), realizada em 1873.


Tudo se iniciou por uma região ocupada pelas tribos celtas, até que os romanos a conquistaram, e denominaram de Aquincum, a capital da região romana de Panônia Inferior.


Foto de Talita, Gustavo e Gregório

Depois de quatro séculos, sete tribos magiares se uniram e derrotaram os romanos, colonizando a região e ali se instalando, no qual mais tarde passou a se chamar Ôbuda (em húngaro, “Velha Buda”). As tribos também fundaram duas novas cidades separadas pelo rio, Buda e Peste.


A cidade de Buda se tornou, em 1361, a capital da Hungria, marcando o início de uma época de desenvolvimento próspero até o século XV. Anos depois, Peste foi dominada pelos turcos, e posteriormente, o mesmo ocorreu com Buda, no qual se tornou a capital turca, enquanto Peste foi abandonada. Os turcos se mantiveram no poder até 1686, quando foram derrotados pelos Habsburgos, passando a ser parte dos domínios austríacos.



Já em 1867, foi criado o Império Austro-húngaro. E a fusão das três cidades à beira do rio Danúbio ocorre, sob o nome de Budapeste. Esta passou a ser vista com a segunda-capital do Império, ficando atrás apenas de Viena.


Budapeste sofreu grandes bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, que destruíram parcialmente a cidade, além do grande número de mortes dos judeus durante a ocupação nazista. Ao fim da guerra, caiu sob poder soviético. Hoje, Budapeste e a Hungria fazem parte da União Europeia.


A Grande Budapeste é um importante centro bancário, financeiro, comercial, de transporte e de turismo. Ela está entre as 25 cidades mais visitadas do mundo. Hoje, a capital é lar de milhares de restaurantes, bares, cafeterias e hotéis.


E aí, o que achou sobre a história de Budapeste? Você já foi lá?


Budapeste foi indicado por Gregório, Talita e Gustavo que foram para lá em novembro de 2019!! Você tem alguma indicação de um novo destino... deixe nos comentários!!!


Quer saber mais sobre a história de cada ponto turístico de Budapeste... fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page