top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Passado e presente

Esquecida pela maioria dos turistas, que preferem as praias de Cancún, a capital mexicana guarda o passado e o presente em um só lugar.


Bora conhecer sobre o Centro Histórico da Cidade do México??



O Centro Histórico da Cidade do México é o coração da cidade. Marcando o passado e o presente, o Centro foi também o coração da Tenochtitlan.


No centro do Centro Histórico está a Plaza de La Constitución, popularmente chamada de El Zócalo, é a principal praça da cidade, a segunda maior praça do mundo e foi construída pelos conquistadores espanhóis no que era antes o centro político e econômico de Tenochtitlan.


Para começar o seu passeio por essa região, nada melhor do que conhecer o Museo del Templo Mayor. O museu foi criado para preservar as ruínas que fazem parte do centro mais importante da antiga civilização mexicana e as mais de 14 mil relíquias encontradas durante as escavações realizadas entre 1978 e 1982.


Entre as ruínas da para ver os resquícios dos templos dedicados a Tlaloc (deus da chuva) e Huitzilopochtli (deus da guerra), e entre as relíquias está a Coyolxauhqui, uma pedra de mais de 3 mil metros de diâmetro e 8 toneladas, onde está retratada a deusa da lua. É possível fazer uma visita guiada, sem custo adicional.


Ao lado do Museo del Templo Mayor, está a Catedral Metropolitana de la Asuncíon de la Santísima Virgen María a los Cielos (Catedral Metropolitana da Assunção da Virgem Maria aos Céus). Ela foi construída pelos espanhóis entre o século XVI e XIX e conta mais de 400 anos de história.


Em 1967, o interior da Catedral foi destruído por um incêndio e quando foi reconstruído acharam obras de arte e afrescos esquecidos. Hoje, ela sofre com o seu solo, pois é repleto de lençóis freáticos, levando a ficar literalmente torta e correr o risco de desabamento. A Catedral Metropolitada da Cidade do México e a sua região, em 1987, foram tombados pela UNESCO.


Na praça também é possível encontrar o Palacio Nacional, no qual é sede do poder executivo do México, e é o ponto mais importante da cidade. Além de palácio do governo, ele também é o edifício mais importante do país e conta com diversas obras de arte e artigos de museus. Ele é aberto a visitação pública.


Outro ponto do Centro Histórico é Palacio Postal, ou também conhecido como Palacio de Correos de México, é o edifício principal dos correios inaugurado em 1907 e um dos mais importantes do país. Ele abriga um dos três primeiros elevadores instalados na Cidade do México.


Ao lado do Palacio Postal está o Palacio de Bellas Artes, um dos ícones da Cidade do México. Ele foi construído durante as celebrações do centenário de Independência do México e conta com um estilo arquitetônico Beuax Arts. Desde 1934, o Palacio abriga um museu, no qual foi o primeiro espaço dedicado à arte do México, e conta com pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e outros expressões artísticas.


O Palacio de Bellas Artes também é o principal teatro de ópera da cidade, no qual possuí apresentações de orquestras, teatro e dança, como também a apresentação do Balle Folklórico de México (evento tradicional).


A Torre Latinoamericana foi o primeiro arranha-céu do México, e já foi um dos prédios mais altos do país e da América Latina. Hoje abriga um mirante de 360º, no qual é possível ver a imensidão da Cidade do México. Além do mirante, você pode conhecer o museu que conta a história do prédio e da arquitetura da cidade.


Outro ponto do Centro Histórico é a Casa de los Azulejos, um edifício histórico de 1793, no qual foi construído pelos condes de Orizaba. Hoje, abriga um dos estabelecimentos da rede Sanborn, que reúne restaurante, cafeteria, farmácia, loja de revista e uma loja de presentes.


No Centro Histórico você também pode visitar três museus, o Museo de la Ciudad de México (inaugurado em 1964, conta com exposições de arte, apresentações teatrais e musicais, palestras e mostras de cinema), Museo Franz Mayer (funciona em um edifício histórico de mais de 500 anos, e é dedicado à arte decorativa e ao design), Museo Nacional de Arte (também conhecido como MUNAL, é um museu dedicado à arte e suas peças datam da segunda metade do século XVI até a primeira metade do século XX) e o Museo Mexicano del Diseño (o MUMEDI é um espaço dedicado à exposição, experimentação, degustação e comercialização de design e criatividade)..



Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis da Cidade do México... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page