Paris, a terceira cidade mais visitada do mundo, cheia de histórias, culturas e encantos!
Bora conferir mais alguns pontos turísticos de Paris??
Jardin des Tuileries
O Jardin des Tuileries foi criado junto com o Palais des Tuileries, que começou a ser construído em 1564 a mando de Catarina de Médici. Durante aquela época, o jardim (em estilo florentino) era local de celebração de festas luxuosas, e estava protegido por muros para a privacidade da alta sociedade.
Porém, quando a Corte foi transferida para Versalhes, o palácio e o jardim foram abandonados. Apenas voltaram a ser frequentados, quando o jardim foi transformado em estilo inglês. Em 1870, o Palais des Tuileries foi destruído, restando apenas o Jardin des Tuileries.
Seu nome deve ao fato do local antes abrigar uma fábrica de telhados. Hoje, o jardim é um parque público, que possuí várias fontes, esculturas de diversas épocas e é lar de um dos museus mais importantes de Paris, Musée National de l’Orangerie des Tuileries.
O Musée de l’Orangerie está localizado no edifício de 1852, no qual antes era um abrigo de inverno para as laranjeiras (origem de seu nome). Ele faz parte do Musée du Luxembourg, e conta com obras impressionistas, de Claude Monet, Renoir, Paul Guillaume, entre outros. O museu também realiza concertos, palestras e outras atividades culturais.
Para saber mais sobre o jardim, acesse o site.
Pont des Arts
O Pont des Arts ou Passerelle des Arts é uma ponte que atravessa o Rio Sena, no qual liga o Institut de France e o pátio central do Palácio do Louvre, e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ela foi construída em 1804, durante o regime de Napoleão Bonaparte, sendo a primeira ponte de metal em Paris. Em 1976, a ponte sofreu danos devido a guerra e foi fechada para o tráfego de pedestres. Entre 1981 e 1984, foi construída a ponte atual, imitando o seu design inicial.
Em 2008, os turistas começaram a colocar cadeados com seus nomes escritos no corrimão ou na grade da ponte, e jogavam suas chaves no Rio Sena, como um gesto romântica. Porém, em 2015, os cadeados foram retirados devido ao peso excessivo.
Le Jardin du Luxembourg
Os Jardins de Luxemburgo e seu palácio foram construídos entre 1615 e 1617, a mando de Maria de Médici, no qual ordenou a construção do palácio em estilo italiano feito sob medida para ela.
Ao longo do tempo, foram adquiridos terrenos próximos para a ampliação dos jardins, que alcançou sua extensão atual em 1792. Durante a Revolução Francesa, o Palácio foi transformado em uma prisão, e na Segunda Guerra Mundial foi convertido em um quartel para os alemães.
Hoje, os Jardins de Luxemburgo é um parque público, e um dos lugares mais populares da cidade, entre turistas e parisienses. O local conta com jardins, pomares, lagos e áreas de lazer, é possível jogar tênis ou peteca, andar em um pequeno barco a vela, fazer cursos de arboricultura ou apicultura.
O Palais du Luxembourg conta com 106 estátuas clássicas e contemporâneas, um museu que abriga exposições temporárias, uma cafeteria, restaurante e um parquinho para crianças.
Para saber mais, acesse o site.
Cathédrale Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, foi construída entre 1163 e 1245, e é dedicada a Virgem Maria.
Ao longo dos anos, a Catedral passou por diversas reformas, como também foram realizadas importantes acontecimentos, como a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra.
Em abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame sofreu uma grave incêndio, no qual gerou danos significativos ao seu telhado e derrubou a agulha da torre principal.
Para saber mais, acesse o site.
Sainte-Chapelle
A Sainte-Chapelle é uma pequena igreja real em estilo gótico, inaugurada no século XIII, a pedido do rei Luís IX. Ela foi construída para ser a capela do Palácio Real, e um templo para antigas relíquias de Jesus Cristo.
A igreja foi feita com dois andares, no piso inferior funcionava a capela de oração aberta ao público que frequentava a residência do rei. E o segundo andar era reservado à família real e onde estavam guardadas as relíquias sagradas.
Para saber mais, acesse o site.
Cimetière Père-Lachaise
Cimetière Père-Lachaise é um cemitério, uma das atrações turísticas mais visitadas na Cidade Luz e conta com várias celebridades enterradas ali.
O local é utilizado desde a Idade Média, antes de ser um cemitério foi desde uma propriedade do bispo, lugar de plantio de uvas, cereais e legumes, propriedade de um rico comerciante de especiarias que construiu uma luxuosa casa de campo; um convento e uma casa de repouso, entre outros.
Em 1803, a cidade de Paris compra a propriedade a mando de Napoleão Bonaparte, no qual constrói um cemitério, inaugurado em 1804, que devia seguir uma nova lei, todos poderia ser enterrados ali, tanto ricos quanto pobres (princípio de igualdade).
Para saber mais, acesse o site.
Canal de Saint Martin
O Canal de Saint Martin é um dos pontos turísticos favoritos dos parisienses durante a primavera e o verão. Ele possui 4,5 km de extensão, e conta em sua margem vários bistrôs, bares e cafeterias.
Sua construção foi idealizada por Napoleão Bonaparte, no início de 1800, para transportar água potável até a cidade. Com o tempo, o Canal passou a ser utilizado para o transporte de mercadorias e matérias primas para abastecer as atividades comerciais e indústrias do bairro. Hoje, é declarado um monumento histórico.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Paris... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments