top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Museu a céu aberto

Atenas pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. E, falando em deuses e mitologia, Atena, a deusa da sabedoria, e Poseidon, o deus dos mares, são os personagens principais de uma das narrativas mais famosas sobre a dominação da capital grega.


Bora conhecer um pouquinho sobre outros ponto turístico de Atenas?



Estádio Panatenaico

O Estádio Panatenaico, ou também conhecido como Calimármaro, é um estádio de atletismo, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico, sendo um dos estádios mais antigos do mundo.


Nos tempos antigos, o estádio era utilizado para alojar a parte atlética dos Jogos de Panateneias, em homenagem à deusa grega Atena. Durante o império otomano, o local foi deixado as ruínas. Os restos da antiga estrutura foram escavados e restaurados para os Jogos Olímpicos de 1870 e 1875. Ele foi renovado pela segunda vez para os Jogos Olímpicos de 1896.

Os tours custam em média 3 euros para adultos e 1,50 euros para estudantes. A tours em áudio também estão disponíveis em vários idiomas, inclusive em português.


Foto via Vou Na Janela

Monte Licabeto

O Monte Licabeto, um monte de calcário formada no Cretáceo, conta com 277 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da cidade. Em seus dois picos estão a Capela de São Jorge de 1870, a Igreja de Santo Isidoro (difícil de ser encontrada, pois fica escondida na colina), o Teatro de Licabeto de 1954, e um restaurante. Para subir, você pode utilizar o “Funicular Licabeto”.



O monte aparece em várias lendas, como por exemplo um conto popular que sugere que lá era um refúgio de lobos, no qual origina o seu nome (que significa “aquele [o morro] onde andam os lobos”). Segundo a mitologia grega, a deus Atena criou o monte quando ela deixou cair uma montanha de calcário que estava carregando para a construção de Acrópole.



Templo de Poseidon

O Templo de Poseidon está localizado no Cabo Sounion, a 64km de Atenas. Construído em 444 – 440 a.C., o templo era local em que os marinheiros faziam sacrifícios de animais ou deixavam presentes a Poseidon.


Como todos os templos gregos, o edifício de Poseidon era retangular, e possuía 34 colunas, restando apenas 15. Elas eram feitas de mármore branco extraído de Pendeli. Sendo destruído em 399 pelo imperador Arcário, sendo reencontrado durante escavações em 1906.


Foto via Get Yout Guide

Monte Philopappos

Monte Philopappos, ou também conhecido como o Monte das Musas, possui esse nome devido ao mausoléu dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Philopappos, um príncipe do reino de Commagene. Lá também está localizado a prisão de Sócrates, a igreja Agios Dimitrius Loubardiaris.



As musas eram nove Deusas das artes e ciências na mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine (deusa da memória).



Quer saber mais sobre outros pontos turísticos de Atenas... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page