A cidade também foi o centro da Grécia Antiga, um império e civilização poderosos, e ainda é dominada por monumentos dos tempos passados.
Bora conhecer outros sítios arqueológicos de Atenas?
Ágora de Atenas
Ágora era o coração da antiga Atenas, foco da atividade política, comercial, administrativa e social, centro religioso e cultural e a sede da justiça. No início do século VI a.C., Ágora se tornou uma área pública, utilizada como centro da vida artística, espiritual e política da cidade.
Após diversas invasões (persas, romanos, herulae, eslava), ela foi sendo gradualmente abandonada. A partir do período bizantino até 1834, quando Atenas se tornou a capital do independente e novo estado grego, Ágora se desenvolveu como uma área residencial.
A área passou por diversas escavações a partir de 1859 até os dias atuais, a fim de descobrir toda a área de Ágora, sendo necessário demolir cerca de 400 edifícios modernos, cobrindo uma área total de cerca de 12 hectares.
Ágora possuía uma série de edifícios importantes, como Templo de Hefesto, Altar de Zeus Agoraios, Templo de Ares, Odeon de Agrippa, Biblioteca de Pantainos, entre outros.
Também localizado em Ágora, o Cemitério Kerameikos era o cemitério mais importante da antiga Atenas. As suas primeiras tumbas datam da Idade do Bronze (2700 – 2000 a.C.).
E o Templo de Hefesto, dedicado ao deus do fogo e da metalurgia, o templo é o mais bem conservado da Grécia. Foi construído em 449 a.C., e também é conhecido como Theseidon, pois se acreditava que Teseu foi enterrado dentro do templo.
No século XIX, o templo se transformou em uma igreja de São Jorge, tendo várias alterações de layout e nas decorações. Em 1660, durante a dominação otomana, o local estava prestes a ser demolido e reconstruído como uma mesquita, mas um decreto de última hora do Sultão parou a operação. Ele também foi utilizado como estábulo pela cavalaria otomana durante a guerra da independência grega, como local sagrado no fim da guerra, para celebrar o novo rei, e como museu temporário enquanto o Museu Nacional estava sendo construído.
Se quiser conhecer mais sobre Ágora, acesse aqui.
Liceu de Aristóteles
Liceu era um templo dedicado ao deus Apollo Lyceus e era utilizado para debate filosófico. Ele ficou famoso pela escola de filosofia fundada por Aristóteles por volta de 335 a.C., chamada “O Lyceum”.
Nesta época, Atenas caiu sob domínio macedônio e Aristóteles retornou a Ásia. Passando o Liceu para Teofrasto, a escola continuou a funcionar sob a administração de uma série de líderes até que o general romano Sila a destruiu durante o seu ataque a Atenas em 86 a.C..
Apenas em 1996, que os restos do Liceu foram descobertos a partir de escavações com o objetivo de liberar espaço para o novo Museu de Arte Moderna de Atenas. Embora houvesse registros sobre o Liceu, não havia certeza sobre a sua localização.
Atualmente, em alguns países, o termo “liceu” caracteriza um estabelecimento do ensino secundário.
Ágora Romana
Ágora Romana, também conhecida como Ágora de Cesar e Augustus, consistia em um prédio com propósito comercial comporto por um grande pátio aberto, onde havia passarelas cobertas, lojas, entre outros espaços.
No local, existia dois propileus (portões de entrada), um deles é o portão de Atenas, conservado até os dias de hoje.
Biblioteca de Adriano
A Biblioteca de Adriano, uma construção de 132 – 134 a.C., doada pelo próprio imperador romano, possuía uma estrutura retangular e uma única entrada, através de um propileu (portão de entrada) com quatro colunas coríntias de mármore. Havia espaço para leitura, um teatro e um amplo jardim com cisterna.
Uma pequena igreja foi construída no local no século XII, por uma influente família local, mas ela foi demolida em 1843, restando apenas uma parede e uma pintura de parede na fachada da biblioteca.
Templo de Zeus Olímpico
O Templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olimpeu, é uma ruína de um antigo templo dedicado a Zeus. Está localizado no centro de Atenas.
Sua construção iniciou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.
Dentro do templo havia uma grande estátua de ouro e marfim de Zeus, a qual se tornou uma das maiores estátuas de culto do mundo antigo. Ele também abrigava uma estátua de Adriano, atrás do edifício.
O templo caiu em desuso após a cidade ter sido saqueada durante uma invasão bárbara Heruli em 267 d.C.. E acredita que depois desse evento, o templo não foi restaurado, sendo deixado à ruínas ao longo dos séculos.
Nos séculos após a queda do Império Romano, o templo foi se desfazendo e sua estrutura foi sendo utilizada como material de construção para construir casas e igrejas em outras partes da cidade. Porém, uma parte do templo continua de pé, podendo ver 15 colunas originais dentro do sítio arqueológico. Infelizmente nada restou da estátua de Zeus.
Arco de Adriano
O Arco de Adriano é um portão monumental que atravessa uma antiga estrada do centro de Atenas. Ele foi construído para celebrar a chegada do imperador romano Adriano e honrar os seus muitos benefícios à cidade.
Quer saber mais sobre outros pontos turísticos de Atenas... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments