top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Luz... Câmera... San Francisco

Atualizado: 15 de mar. de 2020

Se você é um cinéfilo ou apenas se encantou com os pontos e histórias de San Francisco, descubra mais sobre essa cidade que é cenário de mais de 1.200 filmes e séries, e não deixe de incluir no seu roteiro.


Confira agora alguns desses filmes. Então bora lá.... LUZ. CÂMERA. AÇÃO!


Um Corpo que Cai

Lançamento: 1958

Enredo: Em São Francisco, o detetive aposentado John 'Scottie' Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

O filme se passa em alguns pontos da cidade, como no edifício Brocklebank Apartments em Nob Hill, no cemitério em Mission Dolores, no Fort Point, na famosa Lombard Street, no Coit Tower, na praça Union Square, entre muitos outros. Se quiser saber mais, acesse o site.


A Falha de San Andres

Lançamento: 2015

Enredo: Um forte terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray (Dwayne Johnson), um bombeiro especializado em resgates com helicópteros, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa (Carla Gugino) para resgatar a sua filha Blake (Alexandra Daddario).

Algumas cenas do filme foram feitas em Fisherman’s Wharf, no Embarcadero, em Lombard Street e na Golden Gate Brigde.


Diário da Princesa

Lançamento: 2001

Enredo: Mia é uma garota de 15 anos que vive com sua mãe em São Francisco e de repente descobre que seu pai é na verdade o Príncipe de Genóvia, um pequeno país europeu. Ela recebe então a visita de sua avó recém-descoberta, que passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como se deve portar uma princesa. Mas quando se aproxima a data de seu aniversário, ela precisa definir que caminho pretende tomar em sua vida: tornar-se uma princesa e se mudar para Genóvia ou permanecer morando com a mãe.

No filme, a casa de Mia Thermopolis é na verdade um prédio fora de serviço do corpo de bombeiros (724, Brazil Ave); a escola Anthony R. Grove High School é um antigo casarão (2601 Lyon Street); e também foi filmado no Musée Mécanique, antes estabelecido no porão da antiga Cliff House, hoje em Fisherman’s Wharf.


Planeta dos Macacos: A Origem

Lançamento: 2011

Enredo: Will Rodman (James Franco) é um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório. Logo Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento. Já o filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum.

O palco do confronto principal entre os macacos e os humanos, em Planeta dos Macacos: a origem, é a Golden Gate Bridge, ficando parcialmente destruída no filme.


X-Men: O Confronto Final

Lançamento: 2006

Enredo: É descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais. A descoberta põe em campos opostos Magneto (Ian McKellen), que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes, e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier (Patrick Stewart).

Neste filme, a Golden Gate Bridge é deslocada por Magneto para a Ilha de Alcatraz, a fim de destruir a base e os experimentos da cura dos mutantes.



A Procura da Felicidade

Lançamento: 2007

Enredo: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Os locais que passam no filme incluem a estação Glen Park, o Golden Gate Park, Ross Alley em Chinatown, a Taylor St. em Russian Hill e a Pine St. em Financial District.


Full House (Três é Demais)

Lançamento: 1987 - 1995

Enredo: Danny é um viúvo que conta com a ajuda de dois amigos para cuidar de suas três filhas e ainda ter que trabalhar. Juntos, eles se envolvem em grandes confusões e aprendem o significado da amizade e da união.

A série, já em sua abertura, apresenta a Golden Gate Bridge, San Francisco Bay, Alamo Square e ao fundo as “The Painted Ladies”.


Se ficou curioso para saber mais, acesse o site.


Espero que tenha gostado da nossa viagem por San Francisco. Para onde o Bora Viajar deve fazer sua próxima parada??


Está precisando de uma ajudinha com o seu roteiro, entre em contato.


Fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar Pelo Mundo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page