top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Descobrindo Campos

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Bora conferir mais um dia do nosso Roteiro em Campos do Jordão!?!?!


  • Vila Jaguaribe: é um bairro anteriormente chamado de Retiro de São Matheus ou Vila de São Matheus do Imbiri, fundado em 1874 pelo português Matheus da Costa Pinto. Com o passar do tempo, o médico cearense Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho beneficiou a população com diversas melhorias. Dessa forma, o povo, em reconhecimento ao seu trabalho, fez um abaixo-assinado pedindo ao Governador do Estado para que o nome da vila fosse alterado. A partir daquele momento, a vila passou a ser conhecida como Vila Jaguaribe. Hoje, um bairro residencial, tranquilo e arborizado, em que é possível encontrar o Museu Casa da Xilogravura, a Fábrica de Chocolates Araucária e a Igreja Nossa Senhora da Saúde.


  • Museu Casa da Xilogravura: único museu brasileiro dedicado a xilogravura, ou seja, gravura feitas por meio da impressão sobre um papel de uma matriz entalhada em madeira. Fundado em 1987, pelo professor e escritor Antônio F. Costella, em um prédio, datado de 1928, que abrigava o Mosteiro de São João. Hoje uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Editora Mantiqueira e que pertence a Universidade de São Paulo (USP), conta com um acervo de mais de 2.000 obras, uma biblioteca especializada, um ateliê xilográfico e uma oficina tipográfica. O museu funciona de quinta a segunda-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para maiores informações, acesse o site.


  • Parque Capivari: cercado por muito verde, o Parque Capivari possui pedalinho, tirolesa, escalada, arvorismo, teleférico que é ligado ao Morro do Elefante (1º teleférico do Brasil. Para mais informações, acesse o site), lojas de souvenir e lanchonetes, também localiza o ponto de embarque do passeio de Bondinho e do Trem do Mirante que sai da Estação Emílio Ribas e o Centro de Memória da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ – aberto de quarta a segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 13 às 17h). Hoje, o parque pertence a uma iniciativa privada, e com isso, muitas novidades estão a caminho (previsão de até final 2020), como uma pista de patinação e uma game zone, com vários tipos de jogos e simuladores de realidade virtual. O Parque Capivari fica aberto diariamente das 9h às 19h30 (exceto sábados, domingos e feriados das 9h às 21h), a entrada é franca, porém as atrações são cobradas à parte, e o estacionamento também é pago. Para maiores informações, ligue para (12) 99735-3971 / (12) 3662-4149


  • Morro do Elefante: considerado um dos pontos mais visitados de Campos do Jordão, o Morro do Elefante possui jardim, um mirante (que proporciona uma vista da Vila do Capivari e dos demais bairros), loja de souvenir, restaurante e o Parque dos Elefantes (dedicado a contar histórias dos elefantes, e possui diferentes estátuas desses animais, como um elefante de pijama. Entrada gratuita. Maiores informações, acesse a página no Facebook). Seu nome tem origem devido as curvas que formam a montanha, no qual se assemelham ao contorno de um elefante. Com mais de 1,8 mil metros acima do mar, há duas maneiras de chegar no morro: de carro (uma viagem de aproximadamente 10 minutos saindo do centro da Vila do Capivari) ou de teleférico.


Você sabia que existem todos esses pontos turísticos em Campos??!


Fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar Pelo Mundo!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page