Continuando nossa viagem por San Francisco... hoje é dia da segunda parte da história do 1º dia do Roteiro!!!
Golden Gate Bridge: no início do século XX, a cidade de San Francisco passou um período de crescimento econômico, e dessa forma surgiu a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia das cidades ao redor da Baía de São Francisco. A ideia da ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez em um artigo em 1916, ela representava um grande desafio, já que o estreito é conhecido pelos ventos fortes e correnteza, e naquela época tal estrutura era considerada impossível de se construir. Durante sua construção, foi instalada uma rede de segurança suspensa abaixo da ponte para impedir que os trabalhadores caíssem, porém 19 deles foram salvos e 11 perderam suas vidas. A ponte possui um comprimento total de 2.737 metros, 27 metros de largura e com extensão de 2,7km. Houve muitas opiniões sobre a cor da ponte, a Marinha dos Estados Unidos queria pintá-la de preto com listra amarelas para melhor visibilidade dos navios, porém ela foi pintada com uma tinta carmesim, especialmente formulada com o intuito de protege-la da umidade do nevoeiro e do enferrujamento causado pela água salgada do oceano. A ponte, no qual faz parte da Rodovia Highway 01, é o ícone da cidade de São Francisco, a liga com a cidade de Salsalito, e já apareceu em diversos filmes e séries. A Golden Gate Bridge é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O melhor lugar para observá-la é no Battery Lancaster.
Pier 45: o principal píer de Fisherman’s Wharf foi transformado em ambiente turístico durante os anos de 1970 e 1980, porém ainda é lar para dezenas de pescadores. Nessa região pescadores italianos se instalaram, e desde então é a principal base da frota pesqueira de São Francisco. É possível encontrar o Musée Mécanique (museu interativo com fins lucrativos, com jogos e artefatos de moeda de um centavo do século XX. Horário de funcionamento: das 10hrs às 20hrs. Entrada gratuita. Preço dos jogos: de 1 centavo de dólar até $1), SS Jeremiah O’Brien (navio Liberty construído durante a Segunda Guerra Mundial e nomeado em homenagem ao capitão do navio da Guerra Revolucionária Americana. Único sobrevivente operacional da armada, formada por 6.000 navios. Valor para visitação por adulto: US$20) e USS Pampanito (submarino da 2ª Guerra Mundial, comportava uma tripulação de 80 homens. Durante a visitação é possível ver a cozinha, o refeitório, um escritório e os dormitórios ainda com sua decoração original. Valor para visitação por adulto: US$20).
Hyde Street Pier: abriga a frota de navios históricos da coleção do Parque Histórico Nacional Marítimo de San Francisco, sendo possível fazer uma visita guiada a bordo de 5 navios, entre eles o Balclutha, veleiro construído em 1886 (totalmente restaurado e a maior parte das peças originais. Representa os diversos cargueiros a vela construídos na Inglaterra no início de 1860. O Balclutha navegou entre a Inglaterra e a Califórnia com carvão e retornando a Europa com grãos. Entre 1903 e 1930, fez viagens entre Alaska e San Francisco, transportando homens e suprimentos para o Alaska e retornando com salmão, ficando conhecido como Star of Alaska). Ao final do píer, é possível observar a Golden Gate Bridge e a Baía de San Francisco.
Grirardelli Square: fundada em 1852, a Grirardelli é originalmente a famosa fábrica de chocolates, a mais tradicional da cidade de San Francisco. Hoje na antiga fábrica, funciona uma praça pública com várias lojas e restaurantes, como por exemplo uma loja da própria Grirardelli que serve chocolate, sorvete e cookie (dentro dela há antigas máquinas de chocolate ainda operando, localizadas no final da loja), Lola of North Beach e Jackson & Poll (lojas para comprar lembrancinha da Golden Gate Bridge de artistas locais), e alguns restaurantes como Loris Dinner (possui hambúrguer e carros antigos), McComick & Kuleto’s Seafood and Steaks (é possível pedir desde carne até frutos do mar). Na praça também tem uma fonte dos desejos, vários artistas locais e de diferentes estilos, e diversas vistas maravilhosas. A área é listada como Registro Nacional de Lugares Históricos.
Pier Municipal: construído em 1929 para criar uma enseada protegida, em que os moradores da cidade pudessem nadar e se divertir. Entre 1942 e 1948, o pier foi utilizado para uso militar, sendo que em 1947 sofreu graves danos a sua estrutura pela colisão de um reboque do Exército. Outro sério dano, ocorreu em 1953, quando um cargueiro, devido ao nevoeiro, colidiu com o pier. E hoje, o pier é um marco ameaçado necessitando de reparos, causados pelas tempestades de inverno e ondas fortes.
E aí já está planejando a sua viagem??
Fique ligado nos próximos posts do Bora Viajar Pelo Mundo!!
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