A capital chilena tem muito mais do que cenários naturais, restaurantes famosos e uma arquitetura rica. Ela também conta com cerca de 30 museus que abordam os mais diversos temas, entre eles a história de Santiago.
Bora conferir alguns museus de Santiago??
Museo Nacional Bellas Artes
O Museo Nacional Bellas Artes foi fundado em 1880, como Museu Nacional de Pinturas. Está situado desde 1910 no Parque Florestal, no centro de Santiago.
O Palácio de Belas Artes é um projeto do arquiteto franco-chileno Émile Jéquier, construído em comemoração do primeiro centenário da independência do país, e desde 1976 é Monumento Nacional.
O Museu é uma das mais importantes instituições culturais do Chile e um dos mais antigos museus de arte da América Latina. Em seu acervo possui mais de 3.000 peças, entre elas estão pinturas italianas, espanholas e flamengas, pinturas e esculturas chilenas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas africanas.
No Palácio se encontra também uma biblioteca especializada que possui, aproximadamente, 100.000 volumes, realiza exposições temporárias e itinerantes, um programa educativo, ateliês e cursos. É possível fazer visitas guiadas em espanhol e a entrada do museu é gratuita.
Para mais informações, acesse o site.
Museo de Arte Contemporáneo
O Museo de Arte Contemporáneo foi inaugurado em 1947 no Parque Quinta Normal, como consequência ao programa de incentivo à cultura que a Universidade do Chile realizou nos anos 40.
O edifício do Quinta Normal é conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes, no qual foi construído em 1920 para ser sede do instituto Sociedade de Agricultura, porém em 1934 o prédio passou a abrigar a faculdade de agronomia da Universidade do Chile e o MAC.
Em 1974, o MAC foi transferido para o Palácio de Belas Artes no Parque Florestal. Devido a algumas reformas que ocorreram entre 2004 e 2005, o Museu de Arte Contemporânea volta para o Quinta Normal. E hoje, o acervo do museu está divido nos dois prédios, no Palácio de Versalhes e no Palácio de Belas Artes.
Seu acervo conta com mais 2.600 peças, que vão desde o final do século XIX até atualmente, e conta por exemplo com esculturas, pinturas, vídeos, fotografias e gravuras. O MAC é o primeiro museu de arte contemporânea da América Latina.
Para mais informações, acesse o site.
Museo Chileno de Arte Precolombino
O Museo Chileno de Arte Precolombino foi fundado em 1981, a partir da doação do arquiteto chileno Sergio Larraín García-Moreno.
O prédio, que hoje está o museu, foi construído em 1805 para abrigar o Palacio de la Real Aduana. Ele possui estilo neoclássico, é uma das construções mais importantes da época colonial e foi declarado em 1969 como Monumento Histórico do Chile.
O Museu conta com mais de 2.000 peças do período pré-colombiano. E é possível baixar áudio guias em português, francês, inglês e espanhol do museu.
Para mais informações, acesse o site.
Museo de la Memoria y los Derechos Humanos
O Museo de la Memoria y los Derechos Humanos foi inaugurado em 2010 pelo presidente Michele Bachelet. Ele é dedicado à memória das vítimas que tiveram seus direitos humanos violados pelo regime militar de Augusto Pinochet, e, principalmente, as que perderam suas vidas.
No museu é possível encontrar instrumentos de tortura utilizados durante a ditadura, cartas, artigos de jornais e testemunhos dos sobreviventes.
A entrada do museu é gratuita, e possui áudio guias em inglês, francês, alemão, espanhol, português e mapudungun (língua do povo Mapuche), porém são pagos.
Para mais informações, acesse o site.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Santiago... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comentarios