Andar por Paris é percorrer a história da construção da cidade, suas arquiteturas e seus monumentos.
Bora conferir alguns marcos da Cidade Luz??
Torre Eiffel
A Torre Eiffel, localizada no Camp de Mars, foi inaugurada em março de 1889 para a Exposição Universal, como arco de entrada. Ela recebeu o nome de seu criador, Gustave Eiffel, foi construída em tempo recorde, e possui cerca de 300 metros de altura e 7,3 mil toneladas de ferro. Até 1930, era considerada a mais alta construção do mundo feita pelo homem.
Em seu entorno possui cafeterias, restaurantes e lojas de souvenires. Hoje, a Torre Eiffel é um ícone mundial da França, o cartão postal de Paris e o ponto turístico mais visitado da cidade.
Para saber mais, acesse o site.
Petit e Grand Palais
Petit e Grand Palais foram construídos para a Exposição Universal de 1900, como também a Le Pont Alexandre III. Eles estão localizados de frente um para a outro, e entre a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo.
Petit Palais, desde 1902, abriga o Museu de Belas Artes, e contém em seu acervo obras de Rodin, Delacroix, Rembrandt, como também objetos de arte da Antiguidade Greco-romana e do Renascimento. Sua entrada é gratuita, porém suas exposições temporárias são pagas. O palácio também contém um jardim. https://www.petitpalais.paris.fr/
O Grand Palais des Beaux-Arts, ou também conhecido como Grand Palais des Champs-Elysées, possui um estilo arquitetônico Beaux-Arts, característico da Escola de Belas Artes de Paris. E é um dos principais espaços de exposição da cidade.
A Le Pont Alexandre III é uma ponte em arco que passa por cima do Rio Sena, seu nome é em homenagem ao czar Alexandre III, que concluiu a aliança Franco-Russa em 1892. Ela é considerada uma das pontes mais ornamentadas e extravagantes da cidade, e é classificada como um Monumento Histórico francês. Sua arquitetura é semelhante a do Grand Palais e é cheia de detalhes.
Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo foi inaugurado em 1836, depois de 30 anos de seu início, sendo ordenado por Napoleão Bonaparte em 1806, e é considerado, junto com a Torre Eiffel, o monumento mais representativo de Paris.
Ele testemunhou vários momentos históricos, como a passagem dos restos mortais de Napoleão em 1840, e os desfiles militares das duas Guerras Mundiais.
Nos quatro pilares do Arco foram gravados nomes das batalhas vencidas pelo exército napoleônico, e dos 558 generais franceses (alguns dos quais morreram em batalha, possuem seus nomes grifados). Outro monumento em sua base, é a Tumba do Soldado Desconhecido, inaugurado em 1921, possui uma chama que nunca se apaga, em homenagem aos franceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e que nunca foram identificados.
O acesso para a base do Arco do Triunfo é por meio de passagens subterrâneas existentes em diferentes pontos da avenida. E é possível subir até o terraço do arco, através de uma escadaria em caracol de 286 degraus.
Para saber mais, acesse o site.
Avenue des Champs-Élysées
A Avenue des Champs-Élysées, conhecida como “La plus belle avenue du monde” (“A mais bela avenida do mundo”), é uma das avenidas mais movimentadas e mais caras de Paris. Seu nome, Campos Elíseos (em português), se refere a mitologia grega.
Ela possui 1.910 metros de comprimento e está dividida em duas partes. A primeira, a zona baixa da Champs-Élysées, possui vários jardins e importantes edifícios, como Petit Palais e o Grand Palais. E a segunda parte, a zona alta da Avenida, contém lojas de luxo, lojas de departamento, cinemas, cafés e restaurantes.
Torre Montparnasse
A Torre Montparnasse, um arranha-céu de 210 metros de altura, foi inaugurada em 1973, e foi o edifício mais alto da França até 2011. No topo do prédio possui um observatório panorâmico, onde é possível ver vários pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre.
Ela é um dos lugares mais famosos de Paris, não por sua beleza ou sua vista, mas por ser um edifício que destoa do restante da cidade, podendo ser vista de todos os lugares da Cidade Luz.
Palais de Chaillot
O Palais de Chaillot foi construído para a Exposição Universal de Paris em 1937, conservando uma parte de seu antecessor. Ele possui dois pavilhões, Passy e Paris, e abriga o Musée de l’Homme (inaugurado em 1937, é um museu de antropologia), Musée National de la Marine de Paris (museu marítimo), o Théâtre National de Chaillot (teatro construído em 1937) e o Cité de l’architecture et du patrimoine (maior centro arquitetônico do mundo).
Antigamente, o local abrigava o Ancien Palais du Trocadéro, criado pelos arquitetos Gabriel Davioud e Jules Bourdais para a Exposição Universal de Paris em 1878, sendo conservado durante 60 anos. Durante todo esse tempo, ele sofreu diversas críticas devido seu estilo rebuscado e sua péssima acústica. Sendo assim, destruído no século XX.
Em frente ao Palácio está o Jardins du Trocadéro, um parque público com esculturas e fontes, no qual possui uma ótima visão da Torre Eiffel.
Place de la Concorde
A Place de la Concorde foi construída entre 1757 e 1779, com o nome de Praça de Luís XV, e possuía uma estátua do rei para celebrar sua melhora após uma grave doença.
Porém durante a Revolução Francesa, ela mudou de nome, para Praça da Revolução, e a estátua do rei foi derrubada. Ela foi local de muitas execuções, devido a instalação de uma guilhotina, responsável por mais de 1.200 mortes, entre elas o rei Luís XVI, Maria Antonieta e princesa Isabel da França. Com o término da Revolução, a praça foi renomeada como é conhecida atualmente, Praça Concorde.
Hoje, ela abriga o Obélisque de Louxor (Obelisco de Luxor), no qual é um milenar obelisco egípcio de 23 metros de altura. Ele possui mais de 3.300 anos, e foi construído na entrada do Templo de Luxor, mais tarde foi oferecido a França pelo vice-rei do Egito, Mehmet Ali, sendo colocado 3 anos depois no lugar antes ocupado pela guilhotina.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Paris... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments