top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Cidade Literária, Monteiro Lobato!

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Antigamente, esse munícipio teve quatro denominações ao longo do tempo: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira. Hoje, a cidade literária homenageia o famoso escritor infantil, Monteiro Lobato!


Bora lá?



O povoado de Buquira foi criado entre os territórios de Caçapava e Taubaté, sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso. Não há registro de seu fundador.


Igreja Matriz. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

Em abril de 1857, o povoado foi elevado à Freguesia e Distrito de Paz. Já em 1880, se tornou Vila, e depois de 10 anos, se tornou cidade.


Porém, depois de alguns anos, ela foi reduzida a condição de distrito, sendo incorporada ao munícipio de São José dos Campos. Se emancipando em 1948.


E apenas 1 ano depois, ganhou o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor infantil José Bento Monteiro Lobato, que iniciou a sua carreira literária na Fazenda Buquira, que herdou de seu avô, o Visconde de Tremembé.



DICA

Se você for em Monteiro Lobato, não deixe de almoçar aquela comida típica da região. Te recomendo o restaurante Resgate Caipira. Se quiser conhecer um pouquinho, antes mesmo de ir, dá uma olhada aqui.


Restaurante Recanto Caipira. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

PONTOS TURÍSTICOS

Monteiro Lobato é uma cidade pequena, mas não é por isso que não tenha pontos turísticos e falta de informação.


Passeando por lá, você pode encontrar o Busto de Monteiro Lobato, a bela Igreja Matriz, o Verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, e claro o artesanato local.


Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Foto: Bora Viajar pelo Mundo

O que eu achei incrível é que a cidade preserva a história local (o que eu mais defendo ahaha). Em todos os pontos turísticos da cidade há um painel explicativo, com a história daquele ponto, e a localização dos outros pontos turísticos.


Painel Explicativo. Foto: Bora Viajar pelo Mundo
Painel Explicativo. Foto: Bora Viajar pelo Mundo





















Então se você quiser conhecer um pouquinho da cidade literária, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Monteiro Lobato!!



Espero que você tenha gostado da nossa viagem por Monteiro Lobato!!


Já fique ligado aqui para conhecer o seu próximo destino! Porque o mundo é muito grande para conhecer apenas um destino.. então bora fazer as malas e botar o pé na estrada!! Feliz Natal, um incrível Ano Novo!! Até o ano que vem!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page