top of page
Bora Viajar pelo Mundo

Cidade Invicta

Porto, também conhecida como Cidade Invicta, é reconhecida internacionalmente como um destino a se descobrir!!


Bora conferir algumas das atrações desta cidade??



Através dos olhares de Carolina e Pedro que indicaram este destino, me contaram que adoraram “Porto! Fomos no inverno então estava um pouco frio, mas adoraríamos voltar para lá no verão e poder tomar um sol e um vinho apreciando a vista do Douro que é lindo!”


Carolina e Pedro

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo, ou também Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída no século XVIII pelo projeto do arquiteto José Figueiredo Seixas.


A arquitetura exterior da igreja é em estilo barroco/rococó, e sua lateral é formada pelos, tão conhecidos, azulejos azuis, datados de 1912, no qual retratam a fundação da Ordem das Carmelitas e o Monte Carmelo.


Uma curiosidade é que ela está germinada a outra igreja, a Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, constituindo um único volume, embora possuam características diferentes. E desde 2013, as duas igrejas são classificadas como Monumento Nacional.


Foto Wikipedia

Igreja e Torre dos Clérigos

O conjunto arquitetônico dos Clérigos, formado pela Igreja, Torre e o Museu, é classificado como Monumento Nacional desde 1910. Eles são um dos principais pontos de interesse na cidade de Porto.


A Igreja dos Clérigos foi fundada em 1749 em estilo barroco, criada pelo arquiteto Nicolau Nasoni. Ela contando com quatro altares o Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento.


Igreja dos Clérigos. Foto via Prospectiva

Já a Torre dos Clérigos, foi inaugurada em 1763 e também realizada pelo arquiteto Nicolau Nasoni. Ela conta com 75 metros de altura e 225 degraus, no qual conta com uma incrível vista panorâmica da cidade e de Vila Nova de Gaia.


Torre dos Clérigos. Foto via Saba

E o Museu da Irmandade dos Clérigos, anteriormente Casa da Irmandade, possibilita a experiência de percorrer os espaços antes destinados ao cotidiano da Irmandade dos Clérigos, como a Casa do Despacho, a Sala do Cofre, o Cartório, e a antiga enfermaria. Como também conta com um acervo cultural do século XIII até o século XX, no qual são coleções de esculturas, pinturas, mobiliário e ourivesaria. Ele faz parte desde 2018 da Rede Portuguesa de Museus.


Museu da Irmandade dos Clérigos e Torre dos Clérigos. Foto via Wikipedia

Para mais informações, acesse aqui.


Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados, inaugurada em 1916, é a principal avenida e o centro da cidade de Porto. Seu nome homenageia os países aliados da Primeira Guerra Mundial.


Ela se tornou palco de apresentações culturais, performances, concertos, manifestações e comemorações locais, como a Festa de São João, Virada do Ano e a Missa do Papa.


Avenida dos Aliados. Foto via Dicas de Lisboa

Nela se destaca diversos monumentos importantes, como o edifício palaciano da Câmera Municipal do Porto, no qual contém uma torre de 70 metros de altura, e é símbolo do poder da cidade.


Câmera Municipal do Porto. Foto via Notícias ao Minuto

Também é destaque a Praça da Liberdade, antigamente conhecida como Praça Dom Pedro IV. Nela está localizada a escultura de Dom Pedro IV, rei de Portugal e imperador do Brasil, inaugurada em 1866 e elaborada pelo francês Anatole Calmels.


Praça da Liberdade. Foto via Outro Blog

E outro ponto importante é o Mc Donald’s Imperial aberto em 1995, no qual conta com a arquitetura art déco. O edifício era ocupado, anteriormente, pelo Café Imperial, inaugurado em 1930.


Mc Donald's Imperial. Foto via Twitter

Rua Santa Catarina

A Rua Santa Catarina é a zona comercial mais importante de Porto. Esta rua é de uso exclusivo para pedestres e conta com diversas lojas, como Zara, Benetton, Pollux e Bershka.


Rua Santa Catarina. Foto via Minube

Ela se inicia na Praça da Batalha, no qual seu nome se origina da tradição que no século X, este local foi palco de batalhas sangrentas. Ela conta com o Palácio da Batalha, o Teatro Nacional São João, o Cine-Teatro Batalha e a Igreja de Santo Ildefonso.


Praça da Batalha. Foto via Rádio Portuense

A Igreja de Santo Antônio dos Congregados foi construída em 1703. No interior da Igreja se encontra o corpo do Papa São Clemente, mártir, o único Papa enterrado longe do Vaticano.


Igreja de Santo Antônio dos Congregados. Foto via Sygic Travel

Na rua também é possível encontrar o Via Catarina Shopping e o Mercado do Bolhão, um mercado tradicional (flores, comida fresca e souvenires) de Porto aberto em 1839, antigamente chamado ‘Mercado do Anjo’. O Mercado, em 2006, recebeu o título de Imóvel de Interesse Patrimonial, devido a sua estrutura arquitetônica, artística e pelos valores simbólicos históricos e culturais, e em 2013 se classificou como Monumento de Interesse Público.


Via Catarina Shopping. Foto via Shifter

O Majestic Café, inaugurado em 1921, é a cafeteria mais famosa da cidade e também uma das mais tradicionais de Portugal. Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo.


“Provavelmente após enfrentar alguma fila de espera, você pode provar o famoso sanduíche ‘francesinha’ ou para os amantes de doce a rabanada é uma ótima opção.” (Carolina e Pedro).


Majestic Café. Foto via Minube

E por último, mais não menos importante, a Capela das Almas, um famoso ponto turístico de Porto, umas das construções mais visitadas e “uma das belíssimas igrejas de Porto” (Carolina e Pedro). Recebeu este nome, pois no seu interior se encontra sepultada a Nossa Senhora das Almas. Também chamada de Capela de Santa Catarina, sua construção remota aos finais do século XVIII. Até o ano de 1929, a capela não possuía os tão famosos azulejos. Hoje, revestida com mais 15 mil azulejos criados por Eduardo Leite, no qual representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina (no qual são adorados na capela).


Capela das Almas. Foto de Carolina e Pedro

Rua da Galeria de Paris

A Rua da Galeria de Paris foi inaugurada em 1903, no local que antes era ocupado pelo Convento das Carmelitas. E a partir de 2007, a rua começou a ganhar vida e passou a fazer parte dos roteiro noturnos da cidade, com diversos restaurantes e bares, estes fecham por volta das 4 horas da manhã.


Foto via Pinterest

Livraria Lello e Irmão

Também conhecida como Livraria Chardron, ou simplesmente Livraria Lello, sua história iniciou em 1869, como casa-editora.


Foto via Euro Dicas Turismo

No seu exterior são destacadas duas figuras que representam a Arte (uma figura segurando uma escultura) e a Ciência (uma figura segurando um dos símbolos da antropologia). E em seu interior é que a magia aparece, pelo vitral de 8 metros de comprimento, adornos de madeira e livros raros.


Hoje, a Livraria Lello é considerada uma das mais lindas do mundo, sendo sua arquitetura neogótica portuense. E em 2010, foi considerada pela Lonely Planet como a Terceira Melhor Livraria do Mundo.


Foto via Conexão 351

Para mais informações, acesse o site.

Rua das Flores

Rua das Flores. Foto via Pinterest

A Rua das Flores foi construída em 1521, a mando do Rei D. Manuel I, com o objetivo de fazer ligação entre o Largo de S. Domingos e a Porta de Carros (um porta da Muralha Fernandina).


Hoje, ela é uma das mais bonitas, históricas e movimentadas da cidade, e é possível encontrar diversas lojas e restaurantes.


Algumas das atrações que merecem destaque são a Casa dos Maias (número 29), a Casa dos Cunhas Pimentéis (construída no século XVI), a Casa dos Sousa e Silva (possui um brasão que marca a data de 1703), o prédio da Associação Nacional de Comércio do Porto e a Casa dos Constantinos (datada do século XVIII).


Como também a Igreja da Misericórdia do Porto, construída em 1559. Apenas em 1628, ela foi revestida pelos azulejos feitos em Lisboa. E após o período de ruínas, a Igreja passou a ser reconstruída em 1748, aderindo um estilo barroco com traços de rococó.


Igreja da Misericórdia do Porto. Foto via Travel in Portugal

Estação São Bento

A Estação São Bento começou a ser construída em 1900 pelo arquiteto Marques da Silva, no local que antes abrigou o Mosteiro de São Bento de Avé-Maria, e por isso seu nome.


Foto via Euro Dicas

Sua fachada é inspirada na arquitetura parisiense do século XIX. O principal ponto de destaque da Estação são as paredes revestidas de azulejos, no qual durou 11 anos para serem criadas, e retratam episódios importantes da história de Porto, como a conquista de Ceuta em 1415 ou o Torneio de Arcos de Valdevez.


De acordo com a Carolina e o Pedro, “a estação ferroviária de São Bento é uma visita obrigatória, monumento nacional de Portugal e patrimônio mundial da UNESCO, arquitetura lindíssima e painéis com mais de 20 mil azulejos.”.


Foto de Carolina e Pedro

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi construído em 1842, no que antes era um convento franciscano, abriga a Associação do Comercial do Porto, e é lar de diversos eventos culturais, sociais ou políticos.


Sua arquitetura é neoclássica e toscana. E hoje é reconhecido como monumento nacional e considerado uma joia arquitetônica. É possível fazer visitas guiadas ao seu interior.


Foto via Wikipedia

Para saber mais, acesse o site.

Igreja do Convento de São Francisco

A Igreja do Convento de São Francisco, construída no século XIV, é uma igreja localizada no Centro Histórico de Porto.

Sua origem arquitetônica era românica, porém mais tarde foi transformada ao estilo gótico, e depois adquiriu uma decoração barroca. Hoje, é considerada um dos monumentos religiosos mais importantes de Porto.


Igreja do Convento de São Francisco. Foto via Círios de Nazaré

Ela também possui o Museu de São Francisco, no qual é composto pela da Casa do Despacho, pelas Catacumbas e pelos diversos espaços de exposição.


Igreja do Convento de São Francisco. Foto via Aleteia

Para saber mais, acesse o site.


Ponte Luís I

Símbolo de Porto, a Ponte Luís I foi construída em 1886 pelo Gustave Eiffel, no qual criou a Torre Eiffel de Paris. Seu nome oficial é Ponte Luiz I, a falta do ‘Dom’ é devido a ausência do rei Dom Luís na inauguração da ponte.


A ponte de ferro liga a cidade de Porto à Vila Nova de Gaia. Ela é composta por uma parte reservada ao metrô, outra para pedestres, e a parte inferior para os carros.

Foto via VortexMag

Casa da Música

A Casa da Música é o principal local de concertos em Porto, no qual conta com programações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos.


Ela foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento ‘Porto Capital Europeia da Cultura’ em 2001, porém só foi inaugurada em 2005, e rapidamente se tornou um ícone da cidade. É possível fazer visita guiada pela Casa.


Foto via Dicas de Lisboa

Para saber mais, acesse o site.

Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Porto... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page