Porto, também conhecida como Cidade Invicta, é reconhecida internacionalmente como um destino a se descobrir!!
Bora conferir algumas das atrações desta cidade??
Através dos olhares de Carolina e Pedro que indicaram este destino, me contaram que adoraram “Porto! Fomos no inverno então estava um pouco frio, mas adoraríamos voltar para lá no verão e poder tomar um sol e um vinho apreciando a vista do Douro que é lindo!”
Igreja do Carmo
A Igreja do Carmo, ou também Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída no século XVIII pelo projeto do arquiteto José Figueiredo Seixas.
A arquitetura exterior da igreja é em estilo barroco/rococó, e sua lateral é formada pelos, tão conhecidos, azulejos azuis, datados de 1912, no qual retratam a fundação da Ordem das Carmelitas e o Monte Carmelo.
Uma curiosidade é que ela está germinada a outra igreja, a Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, constituindo um único volume, embora possuam características diferentes. E desde 2013, as duas igrejas são classificadas como Monumento Nacional.
Igreja e Torre dos Clérigos
O conjunto arquitetônico dos Clérigos, formado pela Igreja, Torre e o Museu, é classificado como Monumento Nacional desde 1910. Eles são um dos principais pontos de interesse na cidade de Porto.
A Igreja dos Clérigos foi fundada em 1749 em estilo barroco, criada pelo arquiteto Nicolau Nasoni. Ela contando com quatro altares o Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento.
Já a Torre dos Clérigos, foi inaugurada em 1763 e também realizada pelo arquiteto Nicolau Nasoni. Ela conta com 75 metros de altura e 225 degraus, no qual conta com uma incrível vista panorâmica da cidade e de Vila Nova de Gaia.
E o Museu da Irmandade dos Clérigos, anteriormente Casa da Irmandade, possibilita a experiência de percorrer os espaços antes destinados ao cotidiano da Irmandade dos Clérigos, como a Casa do Despacho, a Sala do Cofre, o Cartório, e a antiga enfermaria. Como também conta com um acervo cultural do século XIII até o século XX, no qual são coleções de esculturas, pinturas, mobiliário e ourivesaria. Ele faz parte desde 2018 da Rede Portuguesa de Museus.
Para mais informações, acesse aqui.
Avenida dos Aliados
A Avenida dos Aliados, inaugurada em 1916, é a principal avenida e o centro da cidade de Porto. Seu nome homenageia os países aliados da Primeira Guerra Mundial.
Ela se tornou palco de apresentações culturais, performances, concertos, manifestações e comemorações locais, como a Festa de São João, Virada do Ano e a Missa do Papa.
Nela se destaca diversos monumentos importantes, como o edifício palaciano da Câmera Municipal do Porto, no qual contém uma torre de 70 metros de altura, e é símbolo do poder da cidade.
Também é destaque a Praça da Liberdade, antigamente conhecida como Praça Dom Pedro IV. Nela está localizada a escultura de Dom Pedro IV, rei de Portugal e imperador do Brasil, inaugurada em 1866 e elaborada pelo francês Anatole Calmels.
E outro ponto importante é o Mc Donald’s Imperial aberto em 1995, no qual conta com a arquitetura art déco. O edifício era ocupado, anteriormente, pelo Café Imperial, inaugurado em 1930.
Rua Santa Catarina
A Rua Santa Catarina é a zona comercial mais importante de Porto. Esta rua é de uso exclusivo para pedestres e conta com diversas lojas, como Zara, Benetton, Pollux e Bershka.
Ela se inicia na Praça da Batalha, no qual seu nome se origina da tradição que no século X, este local foi palco de batalhas sangrentas. Ela conta com o Palácio da Batalha, o Teatro Nacional São João, o Cine-Teatro Batalha e a Igreja de Santo Ildefonso.
A Igreja de Santo Antônio dos Congregados foi construída em 1703. No interior da Igreja se encontra o corpo do Papa São Clemente, mártir, o único Papa enterrado longe do Vaticano.
Na rua também é possível encontrar o Via Catarina Shopping e o Mercado do Bolhão, um mercado tradicional (flores, comida fresca e souvenires) de Porto aberto em 1839, antigamente chamado ‘Mercado do Anjo’. O Mercado, em 2006, recebeu o título de Imóvel de Interesse Patrimonial, devido a sua estrutura arquitetônica, artística e pelos valores simbólicos históricos e culturais, e em 2013 se classificou como Monumento de Interesse Público.
O Majestic Café, inaugurado em 1921, é a cafeteria mais famosa da cidade e também uma das mais tradicionais de Portugal. Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo.
“Provavelmente após enfrentar alguma fila de espera, você pode provar o famoso sanduíche ‘francesinha’ ou para os amantes de doce a rabanada é uma ótima opção.” (Carolina e Pedro).
E por último, mais não menos importante, a Capela das Almas, um famoso ponto turístico de Porto, umas das construções mais visitadas e “uma das belíssimas igrejas de Porto” (Carolina e Pedro). Recebeu este nome, pois no seu interior se encontra sepultada a Nossa Senhora das Almas. Também chamada de Capela de Santa Catarina, sua construção remota aos finais do século XVIII. Até o ano de 1929, a capela não possuía os tão famosos azulejos. Hoje, revestida com mais 15 mil azulejos criados por Eduardo Leite, no qual representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina (no qual são adorados na capela).
Rua da Galeria de Paris
A Rua da Galeria de Paris foi inaugurada em 1903, no local que antes era ocupado pelo Convento das Carmelitas. E a partir de 2007, a rua começou a ganhar vida e passou a fazer parte dos roteiro noturnos da cidade, com diversos restaurantes e bares, estes fecham por volta das 4 horas da manhã.
Livraria Lello e Irmão
Também conhecida como Livraria Chardron, ou simplesmente Livraria Lello, sua história iniciou em 1869, como casa-editora.
No seu exterior são destacadas duas figuras que representam a Arte (uma figura segurando uma escultura) e a Ciência (uma figura segurando um dos símbolos da antropologia). E em seu interior é que a magia aparece, pelo vitral de 8 metros de comprimento, adornos de madeira e livros raros.
Hoje, a Livraria Lello é considerada uma das mais lindas do mundo, sendo sua arquitetura neogótica portuense. E em 2010, foi considerada pela Lonely Planet como a Terceira Melhor Livraria do Mundo.
Para mais informações, acesse o site.
Rua das Flores
A Rua das Flores foi construída em 1521, a mando do Rei D. Manuel I, com o objetivo de fazer ligação entre o Largo de S. Domingos e a Porta de Carros (um porta da Muralha Fernandina).
Hoje, ela é uma das mais bonitas, históricas e movimentadas da cidade, e é possível encontrar diversas lojas e restaurantes.
Algumas das atrações que merecem destaque são a Casa dos Maias (número 29), a Casa dos Cunhas Pimentéis (construída no século XVI), a Casa dos Sousa e Silva (possui um brasão que marca a data de 1703), o prédio da Associação Nacional de Comércio do Porto e a Casa dos Constantinos (datada do século XVIII).
Como também a Igreja da Misericórdia do Porto, construída em 1559. Apenas em 1628, ela foi revestida pelos azulejos feitos em Lisboa. E após o período de ruínas, a Igreja passou a ser reconstruída em 1748, aderindo um estilo barroco com traços de rococó.
Estação São Bento
A Estação São Bento começou a ser construída em 1900 pelo arquiteto Marques da Silva, no local que antes abrigou o Mosteiro de São Bento de Avé-Maria, e por isso seu nome.
Sua fachada é inspirada na arquitetura parisiense do século XIX. O principal ponto de destaque da Estação são as paredes revestidas de azulejos, no qual durou 11 anos para serem criadas, e retratam episódios importantes da história de Porto, como a conquista de Ceuta em 1415 ou o Torneio de Arcos de Valdevez.
De acordo com a Carolina e o Pedro, “a estação ferroviária de São Bento é uma visita obrigatória, monumento nacional de Portugal e patrimônio mundial da UNESCO, arquitetura lindíssima e painéis com mais de 20 mil azulejos.”.
Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa foi construído em 1842, no que antes era um convento franciscano, abriga a Associação do Comercial do Porto, e é lar de diversos eventos culturais, sociais ou políticos.
Sua arquitetura é neoclássica e toscana. E hoje é reconhecido como monumento nacional e considerado uma joia arquitetônica. É possível fazer visitas guiadas ao seu interior.
Para saber mais, acesse o site.
Igreja do Convento de São Francisco
A Igreja do Convento de São Francisco, construída no século XIV, é uma igreja localizada no Centro Histórico de Porto.
Sua origem arquitetônica era românica, porém mais tarde foi transformada ao estilo gótico, e depois adquiriu uma decoração barroca. Hoje, é considerada um dos monumentos religiosos mais importantes de Porto.
Ela também possui o Museu de São Francisco, no qual é composto pela da Casa do Despacho, pelas Catacumbas e pelos diversos espaços de exposição.
Para saber mais, acesse o site.
Ponte Luís I
Símbolo de Porto, a Ponte Luís I foi construída em 1886 pelo Gustave Eiffel, no qual criou a Torre Eiffel de Paris. Seu nome oficial é Ponte Luiz I, a falta do ‘Dom’ é devido a ausência do rei Dom Luís na inauguração da ponte.
A ponte de ferro liga a cidade de Porto à Vila Nova de Gaia. Ela é composta por uma parte reservada ao metrô, outra para pedestres, e a parte inferior para os carros.
Casa da Música
A Casa da Música é o principal local de concertos em Porto, no qual conta com programações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos.
Ela foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento ‘Porto Capital Europeia da Cultura’ em 2001, porém só foi inaugurada em 2005, e rapidamente se tornou um ícone da cidade. É possível fazer visita guiada pela Casa.
Para saber mais, acesse o site.
Quer saber mais sobre a história de alguns pontos turísticos imperdíveis de Porto... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments