top of page

Centro turístico e financeiro

  • Foto do escritor: Bora Viajar pelo Mundo
    Bora Viajar pelo Mundo
  • 21 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

Sydney. Uma cidade formada a partir de uma colônia penal. Uma cidade baseada no turismo.



Bora conhecer mais duas áreas que formam o coração comercial de Sydney!?!?


Sydney CBD

Sydney CBD, ou o Distrito Comercial Central de Sydney, é o principal centro financeiro, econômico e comercial da cidade e da Austrália. A área está repleta de atrações, incluindo locais do Patrimônio Mundial da UNESCO (Hyde Park Barracks Museum), galerias de arte, museus, restaurantes e lojas.


Sydney CBD. Foto via The Urban Developer

Hyde Park é um parque público, considerado o mais antigo da Austrália. Construído entre 1810 a 1927, foi adicionado ao Registro do Patrimônio do Estado de Nova Gales do Sul em 2011. Ele é um oásis em meio a agitação e o caos da cidade, um local de recreação, e uma área de atividades culturais e eventos comunitários. Lá é possível encontrar o Anzac Memorial (memorial dedicado aos heróis da guerra australianos e neo-zelandeses que combateram a Primeira Guerra Mundial) e a Archibald Fountain (uma fonte datada de 1932).


Hype Park. Foto via Sydney Images

Próximo do parque está a Igreja Catedral e Basílica Menor da Imaculada Mãe de Deus Auxiliadora, também conhecida como St. Mary’s Cathedral, padroeira da Austrália e Patrimônio Estadual de Nova Gales do Sul desde de 2004. Foi fundada em 1821, porém o edifício foi destruído pelo incêndio de 1865. Sua reconstrução demorou quase 100 anos para ser finalizada, seu primeiro estágio foi de 1866 a 1900 e o segundo entre 1912 e 1928, sendo apenas em 2000 que suas torres foram concluídas. Em 2008, a St. Mary’s Cathedral foi o centro da Jornada Mundial da Juventude e visitada pelo Papa Bento XVI.


St. Mary's Cathedral. Foto via Zinc Moon

Continuando pelo bairro, está o Australian Museum, um museu fundado em 1827 e é o primeiro museu do país. Originalmente, chamado de Museu Colonial ou Museu de Sydney, apresenta coleções de zoologia, vertebrados e invertebrados, além de mineralogia, paleontologia e antropologia. Reconhecido internacionalmente como uma instituição de ciências e cultura nacional focada na Austrália e no Pacífico, o museu também está envolvido em pesquisas de estudos indígenas e programas comunitários. Se quiser saber mais, acesse o site.


Australian Museum. Foto via FDR

Também ao lado do Hyde Park está a The Great Synagogue, uma sinagoga listada como Patrimônio Estadual de Nova Gales do Sul, projetada por Thomas Rowe e construída entre 1874 e 1875. Ela foi fundada com o objetivo de unir duas congregações judaicas, a Sinagoga de Sydney (antes localizada em York Street) e a Nova Sinagoga de Sydney (localizada em Macquarie Street). Na Grande Sinagoga também é lar da Rabbi L. A. Falk Memorial Library, uma biblioteca referência, inaugurada em 1957, que possui uma coleção de livros antigos e raros.


The Great Synagogue. Foto via Sydney Living Museums

Outro ponto notável da região é a Sydney Town Hall, a Prefeitura de Sydney, sede da administração da cidade e do escritório do prefeito há mais de 120, como também palco público da celebração e entretenimento cívico. Construída entre 1869 e 1889, no local do primeiro cemitério de Sydney, sendo projetada para ser um símbolo da riqueza e status da cidade. Hoje, a Sydney Tower Hall é um marco cívico icônico e está listado como Patrimônio Estadual de Nova Gales do Sul. É possível fazer tours guiados pelas dependências da prefeitura. Para saber mais, acesse o site.


Sydney Town Hall. Foto via Hunter and Bligh

Próximo da prefeitura está o Queen Victoria Building, um edifício histórico, construído na década de 1890, foi originalmente erguido como um mercado municipal com a grandeza de uma catedral. Seu nome é em homenagem a Alexandrina Victoria, rainha do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda. O QVB, como também é conhecido, foi restaurado e reaberto em 1986, e rapidamente se tornou o shopping mais famoso e popular de Sydney. Em 2010, passou a fazer parte do Registro do Patrimônio do Estado de Nova Gales do Sul. E hoje, conta com mais 170 boutiques de moda (Coach, Rauph Lauren, Calvin Klein Underwear), joalherias e artigos para casa, além de restaurantes e cafeterias.


Queen Victoria Building. Foto via QVB

Em frente ao QVB está a The Statue of Queen Victoria, uma estátua de bronze feita em 1908 por John Hughes. Originalmente localizada em Dublin, foi a última estátua real erguida na Irlanda, sendo removida após a decisão do Estado irlandês de se declarar uma República. Em meados da década de 1980, o Queen Victoria Building estava passando por restauração, e o diretor de promoções da empresa que realizada a reforma, Neil Glasser, viajou para várias ex-colônias britânicas na esperança de encontrar uma estátua da rainha, até que esta foi redescoberta em Dublin e trazida para a Austrália.


The State of Queen Victoria. Foto via Civitalis

Perto do QVB está o The State Theatre, é um teatro inaugurado em 1929, no qual foi projetado por Henry Eli White como o ‘Palácio dos Sonhos’, misturando elementos góticos, italianos e art déco. Também conhecido como State Building e Wurlitzer Organ, o teatro foi adicionado ao Registro de Patrimônio do Estado de Nova Gales do Sul em 1999. Hoje, ele realiza exibições de filmes, apresentações de teatro e musicais. É possível fazer tours pelo The State Theatre. Para saber mais, acesse o site.


The State Theatre. Foto via Roger Hodgson

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o Sydney Tower Eye, uma torre de 309 metros de altura, inaugurada em 1981. Ela tem dois andares, um sendo o mirante panorâmico e no outro andar o 360º Bar and Dining, um bar e restaurante giratório, e no térreo fica o Westfield, um shopping com uma grande diversidade de lojas (Calvin Klein Underwear, Adidas, Chanel, Coah, Nike) e restaurantes. Se quiser saber mais, acesse o site.


Sydney Tower Eye. Foto via Get Your Guide

Mais adiante está o Museum of Sydney, um museu que explora a Sydney colonial e contemporânea, celebrando as pessoas e os eventos que moldaram o caráter e a alma da cidade, através de objetos, imagens e mídia digital. Ele foi construído sobre as ruinas da casa (fundada em 1788) do primeiro governador de Nova Gales do Sul, Arthur Phillip.

Museum of Sydney. Foto via Sydney.com

Darling Harbour

Darling Harbour é um porto próximo ao Sydney CBD, seu nome em homenagem ao tenente-general Ralph Darling, governador de Nova Gales do Sul de 1825 a 1831. Antigamente chamada de Long Cove, era originalmente parte do porto comercial de Sydney. Hoje, o Darling Harbour é composto por uma grande área de lazer, onde é possível encontrar o Harbourside Shopping Center, o Powehouse Museum (possui uma coleção diversificada contendo todos os tipos de tecnologias), a Madame Tussauds, a Chinese Garden of Friendship, King Street Wharf, entre outros.

Darling Harbour. Foto via Cockle Bay Wharf

No porto também tem o Wild Life Sydney Zoo, um zoológico de pequeno porte inaugurado em 2006. Lá é possível encontrar alguns dos principais animais da Austrália, como coalas, cangurus, crocodilos, lagartos e roedores. O local também proporcional algumas atividades extras, por exemplo um encontro com coalas, palestras diárias e a oportunidade de ver alguns dos animais sendo alimentados. Quer saber mais, acesse o site.


Wild Life Sydney Zoo. Foto via VisitNSW.com

Mais uma atração do Darling Harbour é o Sea Life Sydney Aquarium, um aquário aberto em 1988, no qual conta com 13.000 animais de 700 espécies diferentes, entre eles águas-vivas, peixes palhaço, arraias, estrelas-do-mar, tubarões, tartarugas e pinguins. Para saber mais, acesse o site.


Sea Life Sydney Aquarium. Foto via The Big Bus

Outra atração é o Australian National Maritime Museum, museu marítimo gerenciado pelo Governo Federal, inaugurado em 1988 em comemoração ao bicentenário australiano. O Museu Marítimo Nacional da Austrália é um centro de coleções, exposições, pesquisas e arqueologia marítima, com a intenção de compartilhar a história naval da Austrália, conectando pessoas, objetos e lugares que fazem parte dessa narrativa. Ele também possui uma das maiores coleções históricas de embarcações flutuantes do mundo. Quer saber mais, acesse o site.

Australian National Maritime Museum. Foto via Venuemob

Quer saber mais sobre a história de mais alguns pontos turísticos dessa cidade que é uma das melhores em qualidade de vida para se morar... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

Comments


bottom of page