Casco Viejo, atração turísticas e antiga povoação colonial espanhola, hoje conta com museus, bares, restaurantes e mirantes.
Bora conferir sobre o Casco Viejo e suas atrações?
Casco Viejo é o centro histórico da Cidade do Panamá, também conhecido como Casco Antiguo ou San Felipe.
Após a destruição da antiga localidade da Cidade do Panamá, foi fundada o Casco Viejo por Antonio Fernández de Córdoba, e com a expansão da moderna cidade, a região ficou abandonada por um tempo, até que em 1997 foi considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Alguns atrativos do Casco Viejo, são a Catedral Metropolitana, El Palacio de las Garzas, Igreja e Convento São Francisco de Assis, Igreja de San José, Igreja de la Merced (construída em 1680), Igreja e Convento de Santo Domingo, Igreja e Convento da Companhia de Jesus, Palácio Municipal, Palácio Nacional, Teatro Nacional do Panamá, Museu do Canal do Panamá, Palácio Bolívar, Casa Góngora, Plaza Bolívar, Plaza Herrera, Plaza de Francia e Plaza de la Independencia.
A Catedral Basílica Santa Marí ala Antigua de Panamá, ou Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua, é uma igreja católica consagrada em 1796, embora as obras tenham começado em 1688, 108 anos antes.
A Igreja de San José foi construída entre 1671 e 1677, e possui um altar em estilo barroco com pintura de ouro, no qual pertencia a outro templo religioso e foi salvo do incêndio do Panamá Viejo. E há uma lenda para esse altar, “para impedir que o pirata Henry Morgan tomasse o altar, os sacerdotes pintaram o altar com óleo negro para esconder seu verdadeiro valor. Quando os piratas chegaram à Igreja de São José, chefiada pelo próprio Morgan, vasculharam todas as instalações da igreja e não encontraram nada. Quando Morgan se aproximou do altar, ele encontrou um velho padre e gritou para ele onde eles escondiam todo ouro e prata. O padre explicou a Morgan que eles são muito pobres e pediram ajuda na cooperação. O Morgan colocou a mão no bolso e pegou um punhado de moedas dizendo: Eu não sei por que, mas parece-me que você é um pirata maior do que eu. Assim o altar sobreviveu ao saque e hoje você pode admirar este belo altar.”
O Museu do Canal Interoceânico do Panamá, ou apenas Museu do Canal do Panamá, conta a história do canal desde o seu planejamento até os dias atuais, que conta com vídeos, painéis, fotos, recortes de jornal, objetos, entre outros itens. A construção é considerada uma das mais importantes do mundo.
A Plaza de la Independencia é a principal área pública do Casco Viejo, pois fica rodeada dos principais edifícios históricos da região. Lá os panamenhos comemoram os grandes marcos da história da cidade, como a Independência da Espanha e depois da Colômbia.
O Teatro Nacional é o principal palco de artes cênicas do Panamá, e está localizado próximo a Igreja de San Francisco. A sua construção foi iniciada em maio de 1904, sendo idealizado pelo arquiteto italiano Genaro Ruggieri.
A Plaza de Francia é uma praça pública que homenageia as pessoas que trabalharam (e deram suas vidas) pelo Canal do Panamá. Há também um Obelisco de 18 metros, um monumento que traça a história do canal e homenageia os 22.000 trabalhadores e engenheiros que morreram durante a construção, principalmente devido a doenças.
Quer saber mais sobre a história do Panamá Viejo... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments