Uma cidade famosa pela indústria do cinema, pelas celebridades e pelos dias ensolarados. Los Angeles cheia de histórias e surpresas. Bora conferir um pouco mais sobre cada cantinho dessa capital da fama?!
Hollywood Walk of Fame: inaugurada em 1994, considerada umas das ideias de marketing mais bem-sucedidas. O seu conceito foi pensado, em 1953, pelo presidente da Câmara do Comércio de Hollywood, E. M. Stuart, com a intenção de “manter a glória de uma comunidade cujo nome significa glamour e emoção nos quatro cantos do mundo”. Ninguém sabe ao certo de onde veio sua inspiração para as estrelas, porém o teto da sala de jantar do Hollywood Hotel já havia sido pintado com estrelas e nomes de celebridades. Depois de altos e baixos para a sua abertura, hoje a Calçada da Fama acumula em torno de mais de 2.500 nomes importantes (e a cada ano esse número cresce), divididos em cinco áreas, sendo indústria cinematográfica, indústria televisiva, indústria da música, indústria de radiodifusão e a indústria do teatro. Quer saber mais e descobrir se aquele famoso que você adora está na Hollywood Walk of Fame, acesse o site.
TCL Chinese Theatre: um dos maiores pontos turísticos de Hollywood, foi inaugurado em 1927 com o nome de Grauman’s Chinese Teatre (em homenagem a um dos sócios, Sid Grauman), com a estreia do filme ‘The King of Kings’ (O Rei dos Reis). Em 1968, foi declarado como marco histórico-cultural dos Estados Unidos por sua importância histórica no mundo do cinema. Já 1973, o cinema foi vendido para o empresário Ted Mann, e passou a ser chamado Mann’s Chinese Teatre. Com a sua morte em 2000, o Teatro Chinês foi adquirido pela Warner Bros em parceria com a Paramount Pictures. Porém atualmente, o cinema mudou novamente de nome, devido a parceria com a empresa TCL Corporation para a sua melhoria com a tecnologia IMAX Laser. Com quase 100 anos de história, o TCL Chinese Theatre foi lar de diversas premières de filmes e de três cerimônias (1944, 1945 e 1946) do Oscar. Em sua fachada está situada a ‘Forecourt of the Stars’ (O Pátio das Estrelas), no qual são as placas com as assinaturas, marcas das mãos e/ou dos pés das celebridades. O cinema possui o TCL Chinese Theatre Tour, um passeio pelo palácio apresentando histórias e curiosidade sobre esse universo. Para maiores informações, acesse o site.
Dolby Theatre: é uma sala de espetáculo criada, especificamente, para a realização da cerimônia do Oscar. Inaugurada em 2001, Dolby Theatre possui capacidade de 3.400 pessoas sentadas, em suas colunas possui o nome de todos os filmes vencedores desde 1928, e ainda conta com um palco de 20 metros de profundidade e 40 metros de largura, sendo considerado um dos maiores do país. Antigamente chamado Kodak Theatre, como consequência do patrocínio dado pela empresa Kodak, porém quando a companhia entrou em falência, a sala foi rebatizada, em 2012, com o nome de seu novo patrocinador, a empresa Dolby, pioneira da tecnologia de som. O teatro oferece o Dolby Theatre Tour para conhecer o local que acontece a entrega do maior prêmio do cinema mundial. É proibido tirar fotos e gravar dentro do estabelecimento. Quer saber mais, acesse o site.
The Hollywood Museum: inaugurado em 2003, o museu está localizado no histórico Edifício Max Factor, onde um dos maiores maquiadores do mundo, Max Factor, criou a aparência das atrizes da Era Dourada de Hollywood, como Marilyn Monroe e Katharine Hepburn. The Hollywood Museum conta com mais de 10 mil objetos em exposição, divididos em quatro andares, sendo o saguão em homenagem ao Max Factor, o segundo e terceiro andar dedicados aos filmes, desde o primeiro filme Technicolor até Planeta dos Macacos, e no subsolo é direcionado a filmes de terror, contendo por exemplo a máscara usada por Dr. Hannibal Lecter no filme Silence of the Lambs (O Silêncio dos Inocentes). O museu realizou alguns eventos especiais, como em 2011 uma reunião das pessoas que trabalharam no show “I Love Lucy” em comemoração ao 100º aniversário de Lucille Ball e 60º aniversário do show, ou como o recital “From Russia with Love” com dois pianistas reconhecidos internacionalmente, realizado no mesmo ano. Para maiores informações, acesse o site.
Hollywood & Highland Center: é um complexo que possui o Loews Hollywood Hotel, TCL Chinese Theatre, o Dolby Theatre, a Madame Tussauds Hollywood, a estação de metrô Hollywood/Highland e um shopping ao ar livre. Inaugurado em 2001, o shopping tem 70 lojas, entre elas Sephora, GAP, Forever 21, Chilli Beans, 25 restaurantes (como o Hard Rock Café) e a pista de boliche Lucky Strike Lanes. Sua decoração inspirada no filme ‘Intolerance’ (Intolerância) de D. W. Griffth. Para maiores informações, acesse o site.
Walt Disney Concert Hall: é uma casa de espetáculo criada pelo arquiteto canadense Frank Gehry. Lillian Bounds Disney, em 1987, doou cerca de 50 milhões de dólares para a construção da casa em homenagem ao seu falecido marido, Walt Disney. A sua conclusão levou 16 anos, sendo inaugurada apenas em 2003, com a presença de Diane Disney Miller (sua filha biológica). A parte externa da casa de espetáculo é comparada desde um veleiro, uma flor nascendo até um origami. A Walt Disney Concert Hall conta com um jardim, uma fonte em formato de rosa (Lillian Disney Fountain) e é casa da L.A. Philharmonic (Filarmônica de Los Angeles). Quer saber mais, acesse o site.
Griffith Park: fundado em 1896, o parque está localizado na região de Los Felizes, e é considerado um dos pontos da cidade que mais serviu de locação, com mais de 50 filmes e séries. Seu nome presta uma homenagem ao Coronel Griffith J. Griffith, doador da área, no qual comprou o Rancho Los Feliz, em 1882, para criar avestruzes. Acreditava-se que a região era assombrada pelo antigo proprietário, Antonio Feliz. Hoje, Griffith Park é considerado o segundo maior parque da Califórnia, perdendo apenas para o Mission Trails Preserve, de San Francisco. Ele conta com diversos pontos de visitação, como Autry Museum of the American West (fundado em 1988, é um museu dedicado a história do Oeste Americano), L.A. Zoo (Zoológico e Jardim Botânico de Los Angeles inaugurado em 1966), The Greek Theatre (anfiteatro ao ar livre aberto em 1930, com capacidade para 5.870 pessoas), Travel Town Museum (fundado em 1952, é um museu do transporte, com o objetivo de contar a história do transporte ferroviário do oeste dos Estados Unidos). O estacionamento do parque custa US$10,00 por hora. Quer saber mais sobre o parque e suas atrações, acesse o site.
Griffith Observatory: localizado no interior do Griffith Park, o observatório foi fundado em 1935 e é cenário de diversos filmes e séries. O Griffith Observatory possui exposições dedicadas ao mundo da ciência, desde uma tabela periódica com elementos de verdade até amostras de meteoritos e pedras lunares, além de uma vista maravilhosa de parte da cidade de Los Angeles e do Oceano Pacífico. Em 2006 foi reinaugurado, depois de sua ampliação que durou 4 anos, com capacidade de receber mais visitantes. Uma vez por mês, acontece o Public Star Party (encontro entre visitantes, pesquisadores e fãs da astronomia) e o Sunset Walk (caminhada para observação das estrelas), e todas as noites (quando o céu está limpo) os telescópios científicos são disponibilizados para observação. Sua entrada é gratuita e não são permitidos alimentos e bebidas no interior do prédio. Para saber mais, acesse o site.
Hollywood Sign: originalmente construído, em 1923, como “HOLLYWOODLAND” com a intenção de divulgar um empreendimento imobiliário de luxo. Apenas em 1949, o letreiro foi reconstruído como “HOLLYWOOD” e transformado no símbolo de Los Angeles, não apenas para representar a cidade, mais também uma indústria e um estilo de vida. Hollywood Sign está localizada dentro do Griffith Park, possui 13,7 metros de altura e 106,7 metros de comprimento, e já apareceu em diversas cenas de filmes e programas de televisão, além de ser frequentemente usado em paródias. Ao longo dos anos, o letreiro foi alvo de brincadeiras e vandalismo, porém hoje ele é protegido pelo The Hollywood Sign Trust (organização sem fins lucrativos). Quer saber mais sobre esse ícone americano, acesse o site.
Hollywood Forever Cemetery: é um “cemitério das celebridades” fundado em 1899, e hoje é casa de famosos como Judy Garland, Cecil B. DeMille e Mickey Rooney, e de milhares de moradores da cidade e do mundo. O cemitério mundialmente famoso, localizado no coração de Hollywood, também é um centro de eventos culturais, no qual inclui a exibição de filmes clássicos ao ar livre, shows, eventos de literatura, palestras, gravações de podcast, além do maior evento fora do México, o Día de Los Muertos. Para saber mais, acesse o site.
Como são tantos pontos turísticos incríveis em Los Angeles e para não ficar cansativo, dividi as suas histórias em mais 3 posts! Espero que goste!!
Fique ligado no próximo post do Bora Viajar!!
Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!
Comments