top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Canal do Panamá

Você sabia que o Canal do Panamá é um marco no século XX e uma das maiores construções já realizadas pela humanidade??


Bora conhecer um pouquinho sobre esse canal artificial?



O Canal do Panamá é um canal artificial de 82 km de comprimento que corta o Panamá e liga dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico.


Como há diferenças em relação aos níveis, existem eclusas, no qual é uma obra de engenharia que permite que uma embarcação supere desníveis em cursos de água, ou seja, subam e desçam os rios e mares sem problemas, sendo os principais Eclusas de Gatún, Eclusa de Pedro Miguel e Eclusas de Miraflores. Para realizar essa travessia, um navio demora de 6 a 8 horas.


Sua construção foi iniciada em 1881 pela França, sendo abandonado depois que os franceses encararam um deslizamento, um terremoto e doenças tropicais, como malária e febre amarela.


Em 1903, os americanos assumiram a obra da empresa francesa falida. O canal representava um novo caminho, que encurtaria as distâncias.


Os panamenhos reivindicaram a ausência de retornos econômicos para o país, então em 1977 foi assinado o Tratado Carter-Torrijos, que reconheceu a soberania e a gestão do Panamá sobre o Canal. Em 1999, o Panamá adquiri exclusivamente a administração do Canal do Panamá.



Já ouviu falar sobre esse Canal do Panamá?? Ou já conferiu de perto??


Me conta nos comentários!!!


Quer saber algumas dicas dessa incrível cidade ... fique ligado no próximo post do Bora Viajar Pelo Mundo!!

Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page