top of page
  • Bora Viajar pelo Mundo

Berço da democracia

Atenas é considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia.


Bora conhecer alguns bairros, uma praça e um jardim de Atenas?



Bairro Monastiraki

Monastiraki é um pequeno bairro de Atenas, cheio de sítios arqueológicos, lojas e restaurantes. Ele possui esse nome por causa de um pequeno mosteiro chamado Mosteiro Monastiraki, que foi uma antiga igreja católica, e mais tarde se tornou uma igreja dedicada à Assunção.


Lá você pode encontrar várias lojas de artesanatos, o Mercado de pulgas, o Museu Grego da Arte Popular que está situado na Mesquita Tzisdaraki (construída em 1759, também sendo uma prisão e lugar para o exército da música militar), a Biblioteca de Adriano e a Ágora Romana.



Bairro Plaka

O Bairro Plaka, também conhecido como o Bairro dos Deuses por causa de sua proximidade com a Acrópole, é o bairro mais antigo de Atenas, além de uma das zonas mais atrativas e animadas da cidade.


Lá é possível comprar lembrancinhas nas lojas de souvenires ou então provar a gastronomia grega em um de seus restaurantes e tavernas. Estão localizados nesse bairro o Monumento a Lisicrates, o Museu de Instrumentos Populares, o Museu de Pavlos e Alexandra Kanellopoulos (criado em 1976), a primeira faculdade de Atenas a “Universidade Palio” (que hoje abriga o Museu História da Universidade de Atenas, que conta toda a história dos primeiros anos escolares), e a Igreja da Transformação do Sotirios.



Praça Syntagma

A praça Syntagma está localizado no centro de Atenas. Também conhecida como Praça da Constituição, pois foi local onde o povo levantou sua voz em 3 de setembro de 1843 para ordenar o Rei Oto que aceitasse a redação de uma constituição.


Lá está o Parlamento, um imponente edifício construído entre 1836 e 1842, como palácio para Oto, primeiro rei da Grécia. Também é possível ver na praça a Tumba do Soldado Desconhecido, inaugurada em 1932, no qual é vigiada dia e noite pelos “Evzoni”, dois guardas vestidos com uniforme tradicional. Como o Hotel Grande Bretagne, um luxuoso edifício construído em 1842, no qual funciona como hotel desde 1874. E por fim, a rua Ermou, uma das principais ruas comerciais de Atenas.


A praça é uma das mais populares da cidade, como também palco para manifestações, festas ou shows. Ah, e lá possui conexão wifi gratuita.


Jardim Nacional

O Jardim Nacional de Atenas, localizado próximo ao Parlamento e a Praça Sintagma, é um oásis verde situado no centro da cidade. Os Jardins Reais foram criados em 1839 por ordem da rainha Amalia, mas só foram abertos ao público em 1923, quando foram renomeados para Jardins Nacionais.


O jardim abriga mais de 500 tipos diferentes de plantas e árvores vindos do mundo inteiro, como também restos de alguns monumentos da antiguidade, um jardim botânico, e um pequeno zoológico com algumas cabras e galinhas.


Sua entrada é gratuita.



Quer saber algumas dicas de Atenas... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page