top of page
Bora Viajar pelo Mundo

Acrópole de Atenas

Atualizado: 10 de mai. de 2022

Apesar do tempo e dos saques, a Acrópole de Atenas sobrevive muito além dos livros de história.


“Atenas é um museu a céu aberto, cada canto daquela cidade é de brilhar os olhos, é pura história. Eu me lembro do exato momento que eu vi a Acrópole lá no alto e não acreditei, depois de ver tantas fotos na internet, ela estava ali na minha frente. Ela realmente existia. Confesso que meus olhos encheram de lágrimas, era um sonho que se tornou realidade.” Patricia Kameda.

Bora conhecer um pouquinho sobre esse principal ponto turístico de Atenas?



Acrópole de Atenas, no qual significa cidade alta traduzido do grego, está localizada em uma colina central de 156 metros de altura. Este local estratégico é por sua antiga função de defender a cidade.


Ela não serviu apenas para a defesa de Atenas, mas lá está os principais templos e locais da religião grega, como também abrigou reuniões políticas, culto a artes, entre outras coisas que eram parte do cotidiano de quem morava na cidade.


O local foi destruído e saqueado diversas vezes. Porém, após a independência da Grécia, a Acrópole de Atenas foi conservado e restaurado.



O complexo abriga alguns dos monumentos mais conhecidos do mundo. Os mais importantes são o Partenon, Propileu, Erecteion e o Templo de Atena Niké.


O Templo de Atena Niké (Nice) é dedicado a deus Atena, primeiramente foi construído em madeira e não possuía esse nome, porém foi destruído em 480 a.C. pelos Persas. Já o segundo templo foi feito em mármore e recebeu o nome de Templo de Atena Niké.


O Propileu foi construído entre 437 e 432 a.C., sendo na época a única porta de entrada da Acrópole.


O Partenon de Atenas, construído entre 447 e 432 a.C., é o prédio principal da Acrópole e mais conhecido por suas colunas estruturais. Ele foi erguido para proteger a escultura chamada Atena Partenos, da deusa Atena que era feita de ouro, madeira e marfim. Durante as guerras e invasões da Grécia Antiga, o local chegou a ser usado como igreja e até mesquita. Também foi alvo de balas de canhão, no qual acabou destruindo a sua área interna parcialmente, o seu teto e algumas colunas.


O Templo de Erecteion foi construído entre 420 e 406 a.C.. Ele foi o templo mais sagrado de toda a Grécia Antiga por ficar no local onde a deusa Atena plantou a primeira oliveira, segundo a história. O que chama mais atenção do local são as 6 colunas de mulheres, chamadas cariátides, pois significa moças de Karyai, uma antiga cidade do Peloponeso, que serviu de inspiração para a construção. As esculturas encontradas nesse templo são réplicas, pois as originais estão no Museu da Acrópole e no Museu britânico.


Outro ponto famoso de Acrópole é o Teatro de Dionísio, que foi o primeiro teatro do mundo a ser construído em pedras.


Perto dele, está o Asclepion, uma área com pequenos templos da região, onde cobras eram oferecidas aos deuses como pedido de cura. E a Panagia Hrysospiliotissa, uma gruta que serviu de local para culto a Dionísio na Grécia Antiga.


Por fim, o Teatro de Herodes Ático, que atualmente funciona como teatro durante o Festival Helênico.


Caso queira comprar seu ingresso com antecedência, acesse aqui.


E para finalizar o passeio ou para começar, como indica Patricia, está o Museu de Acrópole. Ele é um museu arqueológico fundado por um decreto de 1863. A sua coleção consiste, basicamente, dos achados arqueológicos de Acrópole.



Quer saber mais sobre os sítios arqueológicos de Atenas... fique ligado no próximo post do Bora Viajar pelo Mundo!!


Ah, se quiser uma ajudinha para montar o seu roteiro, pensado exclusivamente para você... é só entrar em contato!!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page